Imóveis com varanda gourmet: o que avaliar antes de comprar ou alugar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais desejados, os imóveis com varanda gourmet proporcionam aos moradores um espaço versátil que pode tanto ser uma expansão da sala de estar como um ambiente externo que aumenta a penetração de luz natural e circulação de ar no apartamento.

Normalmente, o espaço conta com no mínimo uma churrasqueira, mas pode abrigar também pia, geladeira, sofás, mesas e ter até ar-condicionado. Tudo vai depender do gosto do morador e das regras do condomínio.

Neste artigo, vamos destacar o que deve ser avaliado na hora de escolher um imóvel com varanda gourmet e quais são as características mais importantes desse ambiente que precisam ser consideradas. Boa leitura!

Comece considerando suas necessidades

Antes mesmo de iniciar a pesquisa por imóveis com varanda gourmet, é interessante identificar as necessidades do futuro morador e como ele pretende utilizar o espaço. Quem pensa em aproveitar a área de lazer para hospedar festas com os amigos nos finais de semana, por exemplo, busca um tipo de varanda com especificações diferentes de alguém que prefere usar o espaço como uma horta urbana.

Apesar de geralmente serem bem versáteis, as varandas gourmet podem ter limitações de projeto que dificultam ou impedem certos usos. Além disso, o próprio condomínio pode ter regras restritivas, portanto, antes de comprar, é importante ficar de olho em todos esses detalhes.

Pesquise por opções de imóveis com varanda gourmet

Uma vez que as necessidades e desejos já estão definidos, é hora de começar uma pesquisa mais criteriosa de imóveis com varanda gourmet. Como o futuro morador já sabe o que quer, é possível descartar logo de cara qualquer imóvel que não atenda às suas necessidades, peneirando bem as opções e deixando em aberto apenas os apartamentos que possam cumprir seus desejos.

A dica aqui é selecionar pelo menos 5 opções de imóveis e visitar pessoalmente todos eles. É interessante que o futuro proprietário inspecione bem os espaços e verifique se eles são condizentes com o que ele havia imaginado.

Verifique a infraestrutura para churrasqueira e outros equipamentos

Depois de conhecer alguns imóveis com as características desejadas, é provável que o futuro morador já tenha eleito quais são seus favoritos. Mas, antes de decidir pela compra ou aluguel, vale a pena conhecer com mais detalhes a infraestrutura da varanda gourmet.

Para quem pensa em utilizar a churrasqueira, é fundamental checar como é o seu funcionamento e se existe algum tipo de estrutura que evite que a fumaça incomode os vizinhos.

Se for necessária uma pia no espaço, o ideal é que ela já esteja presente ou que tenha uma conexão de água disponível. Naturalmente, é importante que existam tomadas espalhadas pelo ambiente. Outro detalhe que vale a pena se checado é se é possível instalar estruturas para acomodar um jardim vertical.

Conheça as regras para fachada do condomínio

Por fim, informe-se sobre as regras do condomínio em relação à fachada. Em muitos prédios, existem restrições em relação ao que pode e o que não pode na varanda. Uma pergunta importante é sobre as normas para fechamento de vidro. Em muitos condomínios, não é permitido fechar a varanda, enquanto, em outros, é justamente o contrário.

Portanto, vale a pena conversar com o síndico antes de se mudar para evitar qualquer tipo de frustração ou desentendimento com os vizinhos.

Agora que você já sabe o que deve ser avaliado quando estiver escolhendo imóveis com varanda gourmet, que tal aproveitar para nos seguir no FacebookInstagramTwitter e LinkedIn para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre viver e morar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *