Alugar imóveis sempre foi uma maneira de obter renda extra muito praticada pelos brasileiros, afinal de contas, é um investimento de baixo risco e com boas chances de retorno. Nos últimos anos, porém, muitos investidores começaram a se mostrar cautelosos em alugar imóveis por conta da crise financeira em que vivemos.
Se você também se pergunta se alugar seu imóvel para ter uma renda extra é uma boa ideia, esse artigo é para você. Continue acompanhando e tire suas dúvidas!
Vale a pena alugar imóvel?
Se você tem capital para investir e está pensando em comprar um imóvel para alugar, esse pode ser um bom momento. Os preços não estão tão elevados e a demanda de locação está alta, o que faz dessa uma boa hora para investidores.
Se você já possui uma casa em que mora, porém tem um ou mais imóveis que estão sem utilização, certamente alugá-los pode, sim, ser um bom investimento. Mas tenha em mente que é importante tomar alguns cuidados e levar certos aspectos em consideração para que, de fato, essa atividade te traga lucros e não dores de cabeça.
Observe se o valor do aluguel está de acordo com o padrão
Vale a pena levantar uma pesquisa informal sobre os valores de aluguel praticados na região onde o imóvel está situado, para que você não fuja do padrão e acabe sendo desvalorizado por alugar barato demais, ou espantar inquilinos em potencial por praticar um valor muito acima do esperado.
Outros aspectos que influenciam na definição do valor de aluguel são: se a casa possui garagem, se ela é bem iluminada naturalmente, se fica localizada próxima a áreas comerciais ou linhas de trens ou ônibus ou, ainda, se fica localizada dentro de um condomínio.
Verifique se há necessidade de manutenção
Antes de disponibilizar seu imóvel para alugar, verifique também se não há necessidade de manutenção. De pequenos consertos, pintura, infiltrações até a troca na parte elétrica ou tubulações, o imóvel a ser alugado deve estar dentro dos padrões de moradia, pois esse fator ajuda a determinar o valor final do aluguel.
Seja rígido na elaboração do contrato
A partir do momento em que você decide alugar imóvel para terceiros, é de suma importância que um contrato que contemple os aspectos essenciais de uma locação seja elaborado. Assim, todo e qualquer inconveniente em relação ao imóvel e às condições do aluguel poderá ser evitado!
Dentre os itens fundamentais, estão as informações financeiras em geral, as datas de início e término do contrato, as datas de vencimento, os termos de conduta, as possíveis multas por atraso ou violação de contrato, a cobrança de IPTU, contas de água e de energia, enfim, tudo o que for pertinente ao locatário.
Quer mais uma dica?
Deu para perceber que alugar imóvel não é tão simples quanto parece, não é verdade? Apesar de valer a pena financeiramente, os detalhes que devem ser levados em conta são muitos. Para não errar no momento de alugar o seu imóvel, a dica é procurar por uma imobiliária.
Isso porque as imobiliárias são especialistas nesse tipo de investimento e, por meio delas, você pode obter uma boa consultoria, além de grande facilidade na hora de lidar com a parte burocrática. O importante é não deixar seu imóvel sem utilização, afinal, imóvel sem uso é dinheiro parado!
Gostou desse texto? Então, você também vai gostar de saber como vender seu imóvel em tempos de crise. Além disso, aproveite e curta a nossa página no Facebook.