Casa ou apartamento? Na hora da escolha de um novo lar, muita coisa deve ser levada em conta. E essa dúvida passa pela cabeça de quase todo mundo. Hoje, é possível encontrar casas e apartamentos por preços parecidos. Então, a dúvida se dá, sobretudo, por causa da segurança.
Nessa hora, deve-se colocar na balança os prós e os contras de cada tipo de imóvel. E, é claro, pensar bem quais são os interesses pessoais, do casal ou da família que vai se mudar ou adquirir o primeiro imóvel.
Hora de escolher entre casa ou apartamento
As duas opções possuem pontos positivos e negativos, tanto relacionados à privacidade quanto à segurança. O que deve colocar na balança são os hábitos dos moradores. É claro que, com a crescente violência nas cidades brasileiras, a segurança também tem um papel forte na decisão. Afinal de contas, não adianta nada morar no apartamento ou casa dos sonhos sem se sentir seguro dentro dele.
Uma casa pode parecer um paraíso. Muito espaço, possibilidade de ter animais de estimação e, até mesmo, dependendo da área livre, montar uma hortinha, sem contar as vantagens de não se ter vizinhos por perto, atrapalhando a privacidade. Mas a falta de vizinhos também pode colocar a casa em risco, afinal, ninguém vai perceber se algo estranho acontecer.
Por outro lado, os apartamentos também podem ser um ótima opção. Para quem viaja muito e deixa a casa vazia por muito tempo, por exemplo, ter vizinhos que vão reparar algo estranho é bastante estratégico. Se for um condomínio com área de lazer, é uma oportunidade de se fazer novas amizades e também um espaço para as crianças brincarem sem muita preocupação. Mas, nesse caso, a segurança não depende só de você. Se há vizinhos desatentos, o risco pode ser maior.
Mas, então, qual escolher? Onde a segurança é maior? Com o avanço das tecnologias, ambas as opções possuem várias possibilidades para aumentar a segurança. Vamos falar um pouquinho delas para tentar te ajudar a escolher.
Segurança em apartamentos
Cada dia, aparece no mercado uma nova maneira de se proteger. No caso dos apartamentos, os alarmes dos mais variados tipos estão em alta. Eles podem ser instalados para identificar quando algum morador deixou o portão aberto, o que evita que alguém se aproveite e entre no prédio nesse momento de descuido.
O alarme também pode ser instalado dentro de casa. Somente os moradores conhecem a senha para desativá-los. Nesse caso, quando alguém desconhecido tentar entrar no apartamento, o alarme vai disparar e o morador receberá uma mensagem. Se for vinculado a uma empresa de segurança, ela vai deslocar um funcionário para checar o que aconteceu.
Uma novidade no mercado são os botões de pânico, que podem ser fixos ou móveis. Ao pressioná-lo, o morador acionará a empresa de segurança ou mesmo a polícia, que vai rapidamente até o imóvel. A vantagem desse botão é que ele também pode ser utilizado em caso de emergências médicas.
Segurança em casas
Os alarmes também são boas opções para as casas e funcionam de maneira semelhante aos apartamentos. A dica é instalá-los em cômodos estratégicos, especialmente aqueles que possuem uma comunicação mais fácil com a rua, por onde o ladrão poderá entrar, como na garagem ou perto da porta de entrada. A instalação de câmeras é outra opção para o morador controlar melhor a movimentação dentro de casa. Caso algo estranho seja notado, deve-se chamar a polícia.
Há dicas mais básicas, como colocar um porta mais pesada, mais difícil de ser arrombada, e com fechaduras potentes, com várias trincas. E também ter um cachorro que lata diante de pessoas e movimentos. As lâmpadas de acendimento automático também são uma boa estratégia, principalmente se colocadas na parte externa.
E aí, apartamento ou casa? Pronto para decidir qual a melhor opção para você? Não deixe de assinar nossa newsletter. Sempre divulgamos assuntos e dicas importantes na hora de escolher o melhor imóvel. E claro, estamos por dentro de todas as novidades sobre segurança de imóveis. Nos acompanhe!