Na hora de comprar uma casa, a primeira dúvida é em relação ao bairro. Qual a melhor escolha? Existem casas em bairros clássicos da capital mineira, como São Bento, Santo Antônio e Cidade Jardim, mas também existem casas mais novas, como, por exemplo, no Belvedere. Esse bairro, juntamente com o Mangabeiras, é famoso pelas casas grandes e luxuosas.
A escolha por uma casa, no entanto, vai muito além da decisão do bairro. Existem diversos detalhes que devem ser considerados antes de fechar negócio.
Por esse motivo, separamos neste post 5 dicas para você não errar na hora de comprar casa em BH. Confira:
Localização da casa
Como falamos, esse é um detalhe fundamental para a escolha final. É preciso verificar a existência de supermercados, farmácias, restaurantes e escolas próximas a moradia. É importante também procurar uma casa que seja próxima ao trabalho para evitar desgastes diários no trânsito da capital mineira.
Antes de fechar qualquer negócio, procure conhecer a região, as vias de acesso e converse com moradores, dessa forma você poderá pedir opiniões e recolher informações sobre a localidade escolhida.
Despesas da moradia
Procure conhecer todas as despesas necessárias para manter a casa e o valor do IPTU antes de fechar negócio. Você economizará no condomínio, porém terá que prever custos de manutenção e segurança.
É fundamental utilizar esses dados para fazer o planejamento dos gastos mensais, colocando no papel o quanto a casa custará para você e sua família. Dessa maneira, você reduz os riscos de passar um aperto em algum momento.
Vizinhança
Poucas pessoas na hora de comprar um lar se lembram de procurar conhecer melhor os vizinhos. Nossa dica: não deixe de fazê-lo. Ninguém gostaria de morar ao lado de um festeiro que, em todos os fins de semana, incomoda os vizinhos.
Por isso é importante tentar conhecer o perfil dos moradores da região. Isso poderá evitar problemas futuros, te ajudará a escolher o lugar que mais combina com você e ainda pode trazer um bom relacionamento com os vizinhos, o que irá auxiliar bastante na convivência diária.
Avaliação cuidadosa da casa
Não se deixe enganar por uma casa limpa e arrumada. Ela pode esconder problemas que não são detectados se não forem avaliados com calma. Portanto, pergunte sobre encanamentos, identifique as instalações elétricas, verifique a localização do quadros de força e medidores de energia e certifique-se da integridade da caixa d’água.
São detalhes que poucas pessoas se lembram de avaliar e que, quando não conhecidos, podem trazer uma série de problemas.
Antes de fechar o negócio, não deixe de solicitar documentos como Habite-se e Vistoria do Corpo de Bombeiros e também os mapas hidráulicos e elétricos da moradia. Caso, futuramente, você e sua família queiram fazer qualquer obra na casa, esses mapas serão cruciais.
Segurança
É indispensável considerar a segurança do imóvel no momento da escolha. Por isso é muito importante verificar se a casa possui garagem automática, câmeras de segurança, grades e cercas elétricas.
Deve-se pensar em todos os detalhes para o bem-estar da família. Mas não considere somente a segurança da casa em si, mas de toda a região. Procure conhecer os índices de assalto, roubos de veículos e pequenos furtos no bairro.
É imprescindível se preocupar com a família, portanto, não deixe de considerar todos esses fatores antes de escolher o novo lar. Hoje em dia, muitos moradores de bairros de casa se associam e trazem empresas de segurança para a região, instalando câmeras e guaritas que aumentam bastante a segurança.
Agora, você já sabe quais são os pontos que merecem atenção no ato da escolha da casa nova. Quando for comprar sua casa em BH, não deixe de pesquisar com calma todos esses detalhes, buscando conhecer bem tanto a casa, quanto a vizinhança.