Comprar um imóvel é o sonho de muita gente. Esse sonho, porém, pode se tornar um pesadelo se a compra não for realizada com cautela. Sabendo disso, as pessoas tendem a procurar um corretor de imóveis para se certificar de que tudo vai acontecer tranquilamente.
Mas, afinal, você sabe como identificar um bom corretor de imóveis? Para te ajudar nessa missão, separamos 5 características essenciais que um bom corretor deve ter.
1. Um bom corretor é confiável
No momento de escolher o corretor que irá te ajudar na compra do imóvel dos sonhos, o que você deve observar em primeiro lugar é se ele é confiável. Um corretor que parece inseguro, fica o tempo todo consultando dados e não conhece o imóvel muito bem pode ser uma furada.
Observe a maneira dele de agir e, se possível, pegue referências, ou seja, pergunte sobre outros clientes que já fecharam negócio com ele. Confiança é a primeira e a mais importante característica que um corretor de imóveis deve possuir!
2. Faz as perguntas certas
Quando um corretor de imóveis faz perguntas demais, anota pouco e não oferece soluções adequadas ao seu perfil, desconfie. Um bom corretor sabe exatamente o que perguntar e o que vai conseguir com cada resposta. Isso porque cada pergunta feita é um passo mais perto do seu perfil de cliente. Fique atento a isso!
3. É paciente
O corretor fica olhando no relógio de 5 em 5 minutos? Parece apressado ou fica comentando sobre compromissos posteriores ao seu atendimento? Então, corra para longe dele! Um bom corretor de imóveis é paciente e está concentrado em resolver o seu problema como se você fosse seu cliente único e exclusivo. Portanto, não aceite menos do que um corretor 100% dedicado e paciente.
4. Sabe ouvir
Saber ouvir é uma virtude essencial para quem está no ramo imobiliário. Fazer mil perguntas não classifica um corretor como sendo bom ou ruim. O que o qualifica dessa forma é como ele reage às respostas.
Se o corretor que está conversando com você te ouve atentamente e faz comentários ou sugestões pertinentes ao que você diz, então, ele pode ser o corretor ideal. Mas, se ele parece não prestar muita atenção, pode perder um detalhe de extrema importância sobre o que você espera de uma nova casa, o que pode dificultar e muito a sua busca!
5. Tem foco
Conversar para criar uma conexão entre você e o corretor é necessário e facilita as coisas. Mas conversar demais sobre outros assuntos e tirar o foco do seu problema imediato pode atrasar seus planos! Se o corretor foge muito do assunto, fala muito sobre outras coisas e se esquece facilmente de focar no seu problema, essa pode ser a sua deixa para procurar outra pessoa.