Conheça as vantagens de ter um imóvel próprio

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

vantagens de ter imóvel próprio

Caso você pague aluguel ou more com outras pessoas em um imóvel que não é seu, é fundamental que você perceba as vantagens de ter o seu próprio imóvel. Comprar um imóvel novo é mais do que uma simples mudança de vida e é, sim, adquirir um série de vantagens. Destacamos algumas neste artigo.

Imóveis são ótimos investimentos

Aplicar seu dinheiro em um imóvel é sempre um ótimo investimento! Caso chegue um momento em que você queira se mudar, se você já tiver um dinheiro reservado para comprar um novo, você poderá alugar seu imóvel, garantindo uma renda fixa todos os meses por um longo período. Caso você decida financiar o novo imóvel, o valor do aluguel recebido poderá ajudar a amortecer ou mesmo quitar a prestação do financiamento.

Além disso, imóveis têm uma rentabilidade muito mais estável e segura do que aplicações na Bolsa de Valores, por exemplo. Você correrá riscos bem menores investindo em um imóvel e, de quebra, poderá ter um lucro incrível em tempos de valorização.

Um bom exemplo é o que aconteceu no Rio de Janeiro. Em 1975, o metro quadrado de um imóvel no Leblon valia US$2.200. Em 2015, ele vale nada menos que US$12.000. Ou seja, em 40 anos, houve uma valorização de 445% (deixando o preço 5,5 vezes maior)! E isso não acontece somente a longo prazo. Em Belo Horizonte, os imóveis valorizaram significativamente entre 2007 e 2014, deixando muitos investidores sorridentes por aí.

Aluguel é bom para você?

Foto 1 - Aluguel é para mim (post vantagens imóvel próprio)

Muitas pessoas consideram que o aluguel é uma forma mais prática e rápida de se morar. Afinal, quando você aluga um imóvel (se garantir que ele não compromete muito sua renda mensal), você não precisa passar tanto tempo juntando dinheiro. Existem pessoas que preferem alugar porque não querem ficar muito tempo no imóvel, ou porque não querem mexer em um dinheiro investido – pelo menos não por enquanto. Enfim, aluguel tem as suas vantagens e suas desvantagens também. Se for uma coisa a longo prazo, é interessante pensar em adquirir um imóvel próprio, para construir um patrimônio ou mesmo para usar como investimento.

Se você acha que aluguel não é para você e sente que não está utilizando bem o seu dinheiro com esse gasto mensal, pode pensar em um financiamento imobiliário (ou até mesmo o consórcio), que muitas vezes tem um valor próximo ao do aluguel e funciona como um investimento. Isso porque embora você também pague mensalmente uma quantia, após um determinado tempo você poderá parar de pagar e o imóvel será totalmente seu. Ou seja, financiar ou “consorciar” um imóvel é adquiri-lo aos poucos, o que definitivamente é uma ótima ideia.

Dessa forma, se você deseja se mudar, o ideal é reservar algum dinheiro para a entrada e financiar o restante, fazendo um investimento a longo prazo para conquistar o seu próprio imóvel.

Você está pensando em adquirir um imóvel? Deixe um comentário!

está na hora de se mudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *