O movimento minimalista surgiu no segmento artístico na década de 1960, e até hoje influencia não só a arte, como o estilo de vida de pessoas por todo o mundo.
Entre as principais características do minimalismo temos poucas cores e elementos, formas geométricas simples e retas e a utilização de poucos recursos, sendo eles naturais e originais.
Por ser também um conceito de vida, o minimalismo surgiu na decoração de ambientes e segue os mesmos padrões, sem abrir mão da sua base: viver de maneira simples, apenas com o essencial. Esse estilo é para você?
Gosta da ideia da decoração minimalista, mas tem medo de errar ou compor um ambiente sem graça e monótono? Saiba que existem diversas formas de criar um espaço elegante, aconchegante e confortável a partir do “menos é mais”. Confira algumas sugestões.
Tempo, espaço e praticidade
No minimalismo, tudo o que for excesso deve ser deixado para trás, em todos os sentidos. Assim, ao abrir mão daquilo que não é essencial para viver, você terá mais tempo e mais espaço, seja no seu ambiente ou na sua mente. Afinal, a sobrecarga mental também é um ponto importante a ser evitado no estilo de vida minimalista.
Uma das formas de fazer isso é deixar espaços livres no ambiente em que se vive, já que o excesso — de todos os tipos — tende a tomar tempo no dia a dia, desequilibrar a rotina e prejudicar a qualidade de vida do morador.
A ideia não vale só para quem tem locais amplos, pelo contrário. O que você precisa ter em mente é como aproveitar o espaço que tem com sabedoria, deixando o mais livre de coisas possível. Veja algumas ideias que utilizam essa premissa na decoração minimalista.
(Foto: Inove Papéis de Parede)
(Foto: Casa e Construção)
Simplicidade com elementos naturais
O estilo de vida minimalista pede simplicidade e, na decoração, isso pode ser feito com a escolha de poucos elementos naturais nos espaços. Um recurso muito utilizado em decorações desse estilo é a madeira, que oferece naturalidade e sensação de aconchego aos ambientes.
s
(Foto: Viva Decora)
a
(Foto: Casa Vogue)
Neutralidade e limpeza
A decoração minimalista é composta de cores mais neutras, como branco, preto, cinza e bege. Ou, quando escolhidas cores mais vibrantes, elas são ressaltadas em poucos elementos para não provocar poluição visual, já que ter um campo de visão limpo também é base desse conceito.
Como benefício, o morador também tem mais facilidade para limpar o ambiente, já que há menos móveis e objetos pelo espaço. Com isso em mente, veja como é possível investir em uma decoração sem excessos para tornar seu dia a dia mais leve, prático e funcional ao mesmo tempo.
c
(Foto: Julia Herman/Divulgação, site Casa e Jardim)
o
(Foto: Site Farol da Bahia)
Percebeu que investir na decoração minimalista é, principalmente, uma questão de entender o conceito de que menos é mais no seu estilo de vida? A boa notícia é que é possível compor ambientes bonitos e aconchegantes em qualquer tipo de espaço e orçamento que você tem. Afinal, o que manda é a criatividade!
Gostou das sugestões? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!