Decoração de apartamento pequeno: dicas e truques imperdíveis

Tempo de leitura: 5 minutos

Muita gente acredita que apartamento bom é apartamento espaçoso, se esquecendo dos benefícios de ter um apartamento pequeno, e acha que decoração só é possível quando se tem espaço de sobra.

No entanto, a decoração bem planejada em um apartamento pequeno é fundamental para deixar o ambiente bem aconchegante e funcional.

Para você valorizar seus m² e viver mais feliz em seu lar, separamos algumas dicas e truques para o seu apartamento. Aproveite!

Mas o que pode ser considerado um apartamento pequeno?

A relação de tamanho do imóvel e percepção de espaço pode ser muito particular e depender do contexto.

Por exemplo, uma unidade habitacional de 70 m² pode ser considerada um apartamento pequeno para uma família de 4 pessoas, mas é mais do que adequado para um solteiro.

No entanto, o mercado imobiliário considera apartamento compacto aquele que tem área de até 70 m², inclusive abrangendo as conhecidas quitinetes (kitnet, em inglês), com espaço entre 25 e 35 m².

Tem um pequeno “apê”? Veja como valorizar os espaços.

Foto: Life by Lufe – O apartamento do empresário Eduardo Martins se transforma em uma agência de turismo em minutos como mostra o programa

 

 

Os truques para a decoração de apartamento pequeno não são estratégias novas para valorizar os ambientes. Elas são usadas desde a popularização dos imóveis pequenos nas grandes cidades.

Hoje em dia, os imóveis de até 45 m² deixaram de ser tendência para ocupar uma fatia do mercado imobiliário, atendendo às pessoas solteiras ou que se adequam à limitação de espaço nas grandes cidades.

Em São Paulo, já existem empreendimentos com unidades habitacionais de 10 m², pessoas que usam o apartamento como escritório e vice-versa. Mas que truques usar para estes imóveis conhecidos como apertamentos?

Integrar ambientes

Talvez o maior segredo de aproveitar bem o espaço limitado para decoração de apartamento pequeno é a integração de ambientes.

Esse truque já é bem comum, mesmo em apartamentos maiores que têm um estilo mais moderno, com cozinhas americanas, que unem o espaço de cozinhar com sala de jantar e até sala de estar.

Usar espelhos

Apartamentos pequenos podem ser problemáticos para pessoas que têm algum tipo de incômodo com a limitação de espaços compactos.

Como nossa percepção especial está muito ligada à visão, o truque mais comum é o uso de espelhos na decoração de ambientes menores, proporcionando uma sensação de profundidade e espaço maior.

Mesclar cores

Trabalhar cores diferentes nas paredes ou mesmo nos imóveis, aumentando o contraste dos ambientes, pode ser uma boa solução para amenizar a limitação de espaço.

Isso porque algumas combinações de cores deixam o ambiente mais aconchegante e agradável para quem permanece nele por muito tempo. Você pode apostar, inclusive, nas tendências de cores para 2020.

Optar por ambientes multiuso

Foto: Life by Lufe

A integração de ambientes é uma aposta, mas que ainda respeita alguma diferenciação entre as partes do espaço em comum.

Os ambientes multiusos são aqueles que se transformam com a alteração de um móvel, por exemplo. É como uma sala de estar que vira um quarto ao descer um painel com cama embutida. Ou um quarto que vira escritório, e por aí vai.

Além dos ambientes multiusos, também existem as opções de móveis multifuncionais, como mesas que viram bancadas ou aparadores.  O importante é a versatilidade de cada móvel.

Dicas de decoração para apartamento pequeno

Os truques são formas comuns de decoração para apartamento pequeno. Mas os designers de ambiente e decoradores não contam apenas com eles.

A forma de disposição de móveis e o próprio formato desses itens podem proporcionar uma sensação de mais espaço ou mesmo eliminar a percepção de um ambiente apertado.

Use móveis estilizados

Foto: Life by Lufe

Ainda que o espaço seja limitado, o uso de móveis elegantes, com curvas bem definidas e design requintado pode deixar o ambiente agradável e mais funcional.

Móveis cleans proporcionam leveza ao ambiente e o uso de vidros como divisórias podem dar uma sensação de amplitude maior para o espaço.

Aposte em iluminação inteligente

Se engana quem pensa que espaços pequenos demandam poucos pontos de iluminação, pois os diferentes jogos de luzes podem valorizar o ambiente e deixá-lo melhor para ocasiões diferentes.

Pontos de luzes quentes e direcionadas podem valorizar ambientes e deixá-los mais aconchegantes, enquanto as luzes brancas (frias) dão mais amplitude ao espaço.

Abuse de uma das tendências de decoração para 2020: iluminação com vidro.

Siga o seu estilo pessoal

Cada pessoa tem um estilo próprio de se vestir e agir. Seu lar deve trazer um pouco de sua pessoalidade, seja nas cores, estilos de móveis ou iluminação.

Pessoas alegres podem usar móveis e iluminação coloridas sem problemas e quem tem estilo mais clássico, abusar do branco e preto nas paredes e móveis.

Misture estilos diferentes

O ideal é que cada ambiente tenha um estilo próprio e que se integre com os demais, como, por exemplo, em uma cozinha americana que adota um estilo moderno nos armários e pias, mas um balcão mais retrô como sala de jantar.

Vale lembrar que o importante é você se sentir bem nos diferentes espaços de seu apartamento, seja ele pequeno ou não. Mas se deseja uma sensação de amplitude, certamente essas dicas e truques de decoração de apartamento pequeno serão úteis.

Agora, se você deseja se mudar para um espaço maior, conte com a Valore Imóveis para encontrar o apartamento do sonhos em BH.

Fale com a gente! Nossa equipe conta com os melhores imóveis na região centro sul de Belo Horizonte e no Vila da Serra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *