Tendências de decoração 2020: confira inspirações para decorar o seu lar

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o término do ano, nossa mente se volta para o próximo ciclo que se inicia com as festas de final de ano.

Se você ainda não decorou seu lar para começar o ano novo com novos ares, preparamos uma lista com inspirações das tendências de decoração para 2020.

1. Abuse de ambientes mindfulness

Com o dia a dia tão atribulado e cheio de coisas que desviam a atenção das pessoas, como colegas de trabalho e gadgets que as mantêm sempre on-line em suas redes sociais ou e-mails, ficou cada vez mais difícil se concentrar.

Exatamente por isso o mindfulness — ou seja, a prática de se manter focado de forma plena — tem se consolidado como tendência em todos aspectos da vida humana.

Então, invista em ambientes que permitam se desconectar dos problemas do dia a dia e se encontrar consigo, com móveis baixos, plantas distribuídas pelo espaço e detalhes com materiais naturais.

Nas cores, opte por uma paleta de tons calmantes, como os brancos naturais, para transmitir paz e proporcionar felicidade, te abstraindo das tensões do mundo exterior.

2. Opte por decoração orgânica

A tendência é se (re) conectar com a natureza nas diversas formas possíveis e viáveis em um mundo moderno e recheado de tecnologia.

Pensar em uma decoração que remete às coisas naturais, seja pela composição dos itens ou pela forma dos objetos, deixará seu lar mais amoroso e receptivo.

Opte por objetos de linho, juta, madeira e rattan ou vime, que facilitam a composição de ambientes com decoração orgânica e não costumam ser caros.

O segredo é se aproveitar da “perfeição imperfeita” destes itens para deixar o ambiente com um toque especial e pessoal, mesmo que seja apenas alguns objetos artesanais dispostos pelo espaço ou em uma estante.

3. Inspire-se nas cores da natureza

As cores para pintura das paredes ou mesmo para escolha dos móveis e acabamentos podem ser inspiradas nos tons da natureza, transbordando calma e acolhimento.

Um exemplo dessa tendência é a definição da cor do ano, feita anualmente pela Pantone: o classic blue. O azul Pantone 19-4052 transmite calma, confiança e conectividade, aumentando a aspiração das pessoas por uma base sólida e estável para depositar os sonhos e realizações — ideal para o lar.

Por ser uma cor elegante em sua simplicidade, remetendo ao céu noturno do entardecer, ela traz paz e serenidade, além de oferecer uma sensação de proteção.

Além do azul clássico, a decoração pode contar com tons restauradores, como os da terra, o laranja, rosa e o verde, tanto em tons mais quentes como os mais frios. Aliás, a cor azeitona verde também está sendo apresentada como uma opção chique para qualquer ambiente.

4. Use paredes como telas de arte

A arte em larga escala é um dos modos com que a conexão com a natureza será facilitada dentro de casa, principalmente para quem não pode ter plantas no ambiente.

Usar as paredes de um ambiente como murais artísticos, sejam eles feitos com pinturas ou papéis de parede, proporcionará um dinamismo compatível com a tendência mindfulness.

Para quem preferir um espaço mais descompromissado, o uso de grafismos ou mesmo uma tapeçaria na parede funcionará como uma peça de arte.

O recomendado é sempre aproximar estes itens de temas oriundos da natureza, sejam paisagens ou simplesmente uma árvore florida.

5. Traga o exterior para dentro

A busca pela reconexão com a natureza será reforçada com a integração entre o mundo interior do lar com o mundo exterior natural.

Por isso, o uso de muitas plantas distribuídas pelos ambientes, ou em um jardim vertical, pode trazer um pouco da calma de uma floresta para dentro de casa, inclusive com opções artificiais para quem não tem tempo de cuidar das opções naturais.

É possível optar por cactos, oliveiras, areca-bambu (ou palmeira de jardim) e o lírio-da-paz. Algumas opções artificiais destas plantas chegam a ser indistinguíveis. 

O importante é transmitir a sensação de estar conectado com a natureza.

6. Leve o interior para fora

Assim como levar a natureza para dentro do lar, as tendências de decoração para 2020 recomendam usar varandas, jardins ou um quintal como extensão dos ambientes internos.

Como o foco principal é manter as pessoas mais próximas da natureza, é possível criar um ambiente externo que normalmente é utilizado dentro da casa, como uma sala de estar.

Se não há possibilidade de grandes mudanças, como em um apartamento, ou se o orçamento estiver apertado, o uso de almofadas ao ar livre ou uma mesa pequena de bistrô e cadeiras já podem cumprir o papel de um ambiente externo.

Use também luzes de fada para dar um toque boho-chic ao ambiente e garantir o sucesso do espaço.

7. Capriche no uso da iluminação com vidro

Talvez a maior tendência da decoração em 2020 seja o uso da iluminação com vidro em todos os ambientes e das mais variadas formas possíveis.

Seja luminárias estilo retrô ou lustres boho-chic, a iluminação de vidro é fascinante por sua capacidade de se incorporar a diversos estilos estéticos do design de interiores.

O uso dela pode variar conforme o cômodo, com lâmpadas de vidro fosco na sala e quartos e um lustre com pingentes de vidro no teto da cozinha.

Essa tendência pode, inclusive, servir de estímulo para você trocar as lâmpadas da sua casa ou seu apartamento, que é uma das atitudes simples que ajudam a reduzir as despesas do lar.

Como pode ver, as tendências de decoração para 2020 pedem iluminação fluída e máxima proximidade com a natureza, por meio das cores, painéis artísticos e objetos decorativos.

Agora, se você busca uma mudança radical de ambiente, conte com a Valore Imóveis para encontrar um novo imóvel, do jeitinho que você deseja para o ano novo. Ainda dá tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *