Plantas para apartamento ou casa pequena: quais ter e como cuidar?
Morar em apartamento ou casa pequenos não é mais sinônimo de abrir mão do cultivo de plantas e nem de ter um local fresco, aconchegante e com a beleza natural que só o verde oferece ao ambiente. Existem espécies ideais de plantas para apartamentos e espaços menores.
Além disso, existem variedades que se adaptam bem ao estilo de vida corrido de quem não tem tanto tempo para se dedicar às plantas como gostaria. Selecionamos alguns dos tipos de vegetação mais indicados para esse perfil de moradia e lifestyle. Acompanhe!
Alocasia amazonica - Família Araceae
Da mesma família da Copo-de-leite e Antúrio, a Alocasia é uma espécie de meia sombra e que não pode receber iluminação direta por muito tempo. É ideal para apartamentos ou casas que recebem pouco sol e são mais frios. Como cuidados, a planta precisa de substrato fértil e de ser regada frequentemente.
(Foto: Viva Decora/Pinterest)
Dieffenbachia (Comigo-ninguém-pode)
Para quem acredita em simpatias e energias, a Comigo-ninguém-pode é uma excelente alternativa para manter em casa, pois é conhecida por ser a planta da proteção. A espécie é de pequeno a médio porte, sendo fácil de cuidar e altamente resistente, inclusive para ficar alguns poucos dias sem rega.
Porém, ela é uma planta de seiva altamente venenosa, contraindicada para quem tem crianças menores e animais em casa. Veja como ela é perfeita para enfeitar seu apartamento pequeno!
(Foto: Flora Jardinagem Joinville)
Asplenium antiquum (Victoria)
Essa é uma espécie de planta que é parente da samambaia, cujas folhas nascem do seu centro, diferente das variedades anteriores. No entanto, as formas de cuidado são parecidas: precisa de meia sombra e de rega frequente para manter o solo sempre úmido. O substrato ideal para a Asplenium é o fibroso.
Por ter porte pequeno ou médio, a planta pode ser alocada em um vaso dentro de casa, servir de enfeite para mesas de centro, ser pendurada na parede de um cômodo ou no jardim vertical.
(Foto: Pinterest)
Syngonium angustatum (Singônio)
Outra espécie bastante conhecida pela sua beleza é a Singônio, ideal para apartamentos e casas com pouca luz. Porém, para ter em casa, esse tipo precisa de bastante água e pode até ser cultivada com as raízes imersas — com troca da água toda semana. Por isso, a rega deve ser frequente.
Essa é uma planta bastante versátil, tanto é que você já deve ter visto muito a espécie por aí, em praças e canteiros. A Singônio é resistente às sombras-secas, mas também a lugares mais quentes e com incidência solar direta. Por isso, é a planta ideal para quem não tem tempo de ficar mudando a vegetação de local por causa da luz.
(Foto: Selvvva)
Zamioculcas zamiifolia
Se você é daquelas pessoas que acreditam que plantas não sobrevivem em ambientes úmidos, precisa conhecer a Zamioculcas zamiifolia, conhecida por alguns como a planta da fortuna. Essa é uma espécie de suculenta, perfeita para ficar em banheiros ou espaços que têm muito pouca luz e são mais frios.
É preciso manter a terra menos úmida, por isso, a rega só deve ser feita quando o solo estiver seco ou uma vez por semana. Além disso, o substrato ideal para a espécie é o fértil.
Porém, aqui fica nosso alerta para quem tem crianças pequenas ou animais: a Zamioculcas é venenosa se ingerida e o contato com a selva pode causar irritação da pele. Por isso, é indicado manuseá-las com luvas.
(Foto: Decorfácil)
Viu que dá para cultivar belas plantas em apartamentos ou casas pequenas? Basta escolher espécies que se adaptem à sua rotina e ao pouco espaço que tem para elas, sendo possível mesclar vários tipos em um canteiro ou distribuídas pela residência.
Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos!