É muito comum que as pessoas tenham dúvidas em relação ao valor de um imóvel, ao vender ou comprar. Diante dessa realidade, saber quanto vale e o que deve ser considerado na avaliação de um imóvel é essencial para fazer um bom negócio.
Por mais que se entenda sobre negócios, o mercado imobiliário é um ramo bastante complexo, influenciado por diversas variáveis que, por sua vez, podem interferir diretamente no preço de uma propriedade.
Ficou interessado? Então, confira este post e aprenda um pouco mais sobre o tema!
Considere a localização
Muitos especialistas consideram a localização como a característica mais importante de um imóvel e, definitivamente, eles têm muitas razões para isso. Mesmo unidades muito similares podem ter preços bem diferentes, dependendo do bairro no qual se encontram ou, até mesmo da rua e da vizinhança.
Procure dar uma boa pesquisada sobre a região e as imediações da casa ou do apartamento. Veja se há boa oferta estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias, padarias, bares e restaurantes. Se você é ligado em saúde, a proximidade de praças, parques e academias de ginástica também são fundamentais.
Avalie a segurança
Avaliar a segurança do bairro e das imediações da propriedade é outra atitude muito importante, especialmente quando se trata de um grande centro urbano. Isso acontece porque, infelizmente, em boa parte das maiores cidades brasileiras a violência é um problema recorrente.
Outro ponto importante é analisar os aparatos de proteção que o próprio imóvel possui. Muitos condomínios, por exemplo, contam com controle de entrada e saída, portaria virtual, câmeras de monitoramento, alarmes sonoros e funcionários treinados. Com eles, você e sua família ficam mais seguros.
Analise a infraestrutura
Agora é a hora de analisar infraestrutura e o estado de conservação do imóvel e do condomínio no qual ele está inserido, se esse for o caso. Dê uma olhada nas partes elétricas e hidráulicas, pois esses são sistemas que podem apresentar problemas com o uso e costumam ter reformas um pouco dispendiosas.
Avalie também o valor da taxa condominial, assim como o estado das áreas comuns. Verifique se você e sua família contarão com boas opções de lazer, vagas na garagem suficientes. Veja também se os elevadores estão em boas condições e se a manutenção está sendo bem-feita.
Conte com ajuda profissional
Por fim, para saber quanto vale e o que você deve considerar na avaliação do seu imóvel, contar com ajuda profissional pode ser a melhor escolha. Para isso, busque o auxílio de uma imobiliária que tenha Peritos Avaliadores de Imóveis cadastrados no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários).
Esses especialistas possuem os conhecimentos técnicos necessários e o registro legal para prestar uma boa assessoria na avaliação de imóvel. Pesquise bem e utilize esse serviço: ele proporcionará a segurança que precisa, para fazer um bom negócio!
Gostou do post? Então, que tal assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro para aproveitar as melhores oportunidades? Clique AQUI.