Quando se trata de imóveis pequenos, uma palavra é muito importante: planejamento. Afinal de contas, é preciso extrair o máximo de espaço com o mínimo de recursos disponíveis. Mas o que isso quer dizer na prática?
No caso de um apartamento pequeno, por exemplo, o desafio é fazer com que os ambientes com poucos metros quadrados fiquem confortáveis e visualmente harmoniosos, sem abrir mão do essencial e da comodidade. Quer aprender a otimizar e decorar imóveis pequenos? Então confira esta postagem!
Integre ambientes
Ao comprar um apartamento pequeno, certifique-se de que ele tenha o menor número possível de divisões. Se o espaço é reduzido, muitas paredes dão a sensação de confinamento. Prefira cozinhas americanas, por exemplo. Você pode dividir os ambientes com comboios ou móveis baixos — uma alternativa muito charmosa!
Escolha bem os móveis
Eles podem ser grandes aliados na hora de decorar imóveis pequenos. Prefira sempre móveis menores, de cor clara e com as seguintes características:
Planejados: combinam muito com ambientes menores, pois ajudam a aproveitar ao máximo o espaço do cômodo. Há opções de planejados angulares, por exemplo, que conferem liberdade de circulação;
Multifuncionais: se o ambiente for realmente pequeno, aposte nos multifuncionais e também nos retráteis. Sofás-cama, mesas de centro com baú ou prateleiras na parte de baixo podem ser muito úteis. Mesas e camas retráteis também podem economizar muito espaço no dia a dia.
Invista em prateleiras
Você pode (e deve) abusar de prateleiras. Além de armazenar objetos, a verticalização do ambiente dá a sensação de ampliação. Aposte também em ganchos e cabides para chaves, casacos e bolsas.
Atente-se para as cores
Cores muito fortes e escuras podem não ser uma boa pedida, pois dão a sensação de diminuir o ambiente. Prefira paredes em tons claros e neutros. Se quiser dar vida ao espaço, é interessante adicionar cores nos detalhes, como objetos de decoração bem coloridos.
Adote vidro e espelhos
Muitas vezes nos esquecemos do poder que um espelho tem de causar a sensação visual de amplitude, especialmente os que são maiores e verticais. Transparências, como portas de vidro, também fazem esse efeito.
Aproveite todos os espaços
Cantos, nichos e vãos debaixo da escada não podem ser deixados de lado em imóveis pequenos. Use-os para guardar objetos, como livros, produtos de limpeza e até mesmo roupas de cama. É impressionante o tanto que esses espaços podem ser úteis!
Aposte na boa iluminação
Ambientes bem iluminados sempre parecem mais vastos. Se possível, priorize a iluminação natural; se não, capriche na luz artificial. Aplicações em gesso, por exemplo, espalham o foco da iluminação, dando a sensação de um ambiente maior e mais atraente.
Para ter um espaço otimizado em um imóvel pequeno, é fundamental planejar com antecedência. Pense na disposição dos móveis antes mesmo de comprar o apartamento, analise a planta e veja o que pode ser feito.