Aprenda a decorar imóveis pequenos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

otimizar apartamento pequeno

Quando se trata de imóveis pequenos, uma palavra é muito importante: planejamento. Afinal de contas, é preciso extrair o máximo de espaço com o mínimo de recursos disponíveis. Mas o que isso quer dizer na prática?

No caso de um apartamento pequeno, por exemplo, o desafio é fazer com que os ambientes com poucos metros quadrados fiquem confortáveis e visualmente harmoniosos, sem abrir mão do essencial e da comodidade. Quer aprender a otimizar e decorar imóveis pequenos? Então confira esta postagem!

Integre ambientes

Foto 1 - Integre ambientes (post aprenda a otimizar imóveis pequenos)

Ao comprar um apartamento pequeno, certifique-se de que ele tenha o menor número possível de divisões. Se o espaço é reduzido, muitas paredes dão a sensação de confinamento. Prefira cozinhas americanas, por exemplo. Você pode dividir os ambientes com comboios ou móveis baixos — uma alternativa muito charmosa!

Escolha bem os móveis

Eles podem ser grandes aliados na hora de decorar imóveis pequenos. Prefira sempre móveis menores, de cor clara e com as seguintes características:

Planejados: combinam muito com ambientes menores, pois ajudam a aproveitar ao máximo o espaço do cômodo. Há opções de planejados angulares, por exemplo, que conferem liberdade de circulação;

Multifuncionais: se o ambiente for realmente pequeno, aposte nos multifuncionais e também nos retráteis. Sofás-cama, mesas de centro com baú ou prateleiras na parte de baixo podem ser muito úteis. Mesas e camas retráteis também podem economizar muito espaço no dia a dia.

Invista em prateleiras

prateleiras imóvel pequeno

Você pode (e deve) abusar de prateleiras. Além de armazenar objetos, a verticalização do ambiente dá a sensação de ampliação. Aposte também em ganchos e cabides para chaves, casacos e bolsas.

Atente-se para as cores

Cores muito fortes e escuras podem não ser uma boa pedida, pois dão a sensação de diminuir o ambiente. Prefira paredes em tons claros e neutros. Se quiser dar vida ao espaço, é interessante adicionar cores nos detalhes, como objetos de decoração bem coloridos.

Adote vidro e espelhos

Muitas vezes nos esquecemos do poder que um espelho tem de causar a sensação visual de amplitude, especialmente os que são maiores e verticais. Transparências, como portas de vidro, também fazem esse efeito.

Aproveite todos os espaços

Foto 3 - Aproveite espaços (post aprenda otimizar imóveis pequenos)

Cantos, nichos e vãos debaixo da escada não podem ser deixados de lado em imóveis pequenos. Use-os para guardar objetos, como livros, produtos de limpeza e até mesmo roupas de cama. É impressionante o tanto que esses espaços podem ser úteis!

Aposte na boa iluminação

Ambientes bem iluminados sempre parecem mais vastos. Se possível, priorize a iluminação natural; se não, capriche na luz artificial. Aplicações em gesso, por exemplo, espalham o foco da iluminação, dando a sensação de um ambiente maior e mais atraente.

Para ter um espaço otimizado em um imóvel pequeno, é fundamental planejar com antecedência. Pense na disposição dos móveis antes mesmo de comprar o apartamento, analise a planta e veja o que pode ser feito.

Você enfim aprendeu a otimizar o espaço de imóveis pequenos. Agora conte para a gente: o que você pretende fazer em seu lar para deixá-lo ainda maior e mais aconchegante? Compartilhe suas ideias no campo de comentário!

está na hora de se mudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *