7 dicas para otimizar decoração de imóveis pequenos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

decoração imóveis pequenos

Acolhedores, práticos, econômicos e fáceis de cuidar, os imóveis pequenos são uma mão na roda para quem precisa de uma residência funcional e aconchegante.

Se os seus filhos estão crescendo e a casa está ficando grande demais para você e sua esposa, se você quer conquistar a independência e deseja morar sozinho ou se você vai juntar as escovas de dentes em breve e sonha com um espaço aconchegante para desfrutar a vida a dois, saiba que o melhor a se fazer é investir em um imóvel pequeno.

Claro que a limitação de metros quadrados também traz um enorme desafio no que diz respeito à organização do lar, mas não há nada que alguns truques de otimização do espaço não resolvam. Confira as nossas dicas de decoração para aproveitar cada cantinho dos pequenos apartamentos e fazê-los parecerem maiores do que realmente são!

Planeje a decoração do apê

O grande desafio que imóveis pequenos oferecem é justamente conseguir decorá-los e organizá-los de modo que eles atendam às necessidades dos moradores. Para tornar isso possível, é necessário planejar a decoração, colocar no papel o que você deseja em cada espaço, listar o que é indispensável nos ambientes da casa, analisar qual seria a melhor disposição dos móveis e fazer uma espécie de esboço de como os cômodos vão ficar depois de organizados. No processo de planejamento, priorize uma iluminação abundante.

Evite dividir demais os ambientes

evite dividir os ambientes

O excesso de paredes e divisórias não é aliado de imóveis pequenos, pois encurta os ambientes e faz com que pareçam ainda menores. Em vez de dividir completamente, procure integrar os cômodos. As cozinhas americanas são ótimas nesse sentido, pois ao mesmo tempo em que a bancada delimita o espaço, a arquitetura do ambiente favorece a integração dos ambientes e ampliação visual do apartamento. Outra boa inspiração são os lofts que, em vez de utilizarem paredes para dividir os ambientes, recorrem aos próprios móveis para fazer uma separação mais sutil.

Aposte em móveis e eletrodomésticos multifuncionais

Ganhe espaço na sua casa investindo em móveis e eletrodomésticos multifuncionais. Uma máquina lava e seca, por exemplo, economiza o espaço de dois aparelhos (lavadora e secadora) na área de serviço. Mesas retráteis, camas dobráveis, pufes com baús, entre outros objetos que cumprem mais de uma função, são altamente recomendados para quem mora em pequenos imóveis.

Prefira as cores claras

apto cores claras

Enquanto paredes de cores escuras fazem os imóveis parecerem menores, as cores claras ampliam os espaços visualmente. Sendo assim, prefira sempre tons suaves, como o branco, bege e amarelo. Isso vai fazer com que a casa pareça maior e mais iluminada. Decore as paredes com espelhos, pois além de deixarem o ambiente mais sofisticado, eles também criam a sensação de amplitude.

Invista em mobília planejada

Para aproveitar cada cantinho do apartamento e fazer a residência parecer maior, invista em móveis planejados em MDF, laca ou fórmica. Armários suspensos, gabinetes abaixo da pia, painéis, nichos e prateleiras valorizam a decoração, deixam os cômodos mais funcionais e ainda ajudam efetivamente na otimização do espaço. Como se não bastasse, permitem a total personalização da mobília de acordo com as preferências e necessidades do dono.

Independentemente de escolher mobília planejada ou não, prefira sempre as portas de correr. Dessa forma, você economiza o espaço que precisaria para abrí-las. Se isso te entristece por conta do espelho dentro do armário, lembre-se que uma ótima opção é instalar uma porta espelhada. Isso amplia o quarto e mantém o seu espelho de corpo inteiro.

Aposte em um único tipo de piso

único tipo de piso

Embora seja comum instalar porcelanato em áreas frias (banheiro e cozinha) e pisos amadeirados e laminados em áreas quentes (quarto, sala, escritório), o uso de pisos diferentes não é recomendado em casas e apartamentos pequenos, pois encolhe os cômodos e cria recortes visuais. Se mesmo sabendo disso você quiser usar pisos distintos no seu imóvel, prefira os pisos claros, ainda que os materiais do revestimento sejam diferentes.

Fuja das gafes decorativas

Há alguns erros recorrentes na hora de decorar imóveis pequenos, mas eles podem ser facilmente evitados. As principais gafes consistem no uso de rebaixamento de gesso, pois ele faz com que o pé-direito pareça mais baixo. O excesso de objetos decorativos, como plantas, quadros, vasos e esculturas também faz a casa parecer menor. Para decorar, prefira itens suspensos, que não comprometam a circulação de pessoas, como os nichos, lustres e pendentes.

Esqueça de vez essa história de “apertamento” e tenha um lar aconchegante, funcional e com uma boa área livre de circulação: basta seguir os truques sugeridos aqui. Que outras medidas você segue para fazer a casa parecer maior?

Compartilhe suas opiniões e experiências conosco nos comentários. Continue de olho nas novidades do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *