Na hora de negociar um imóvel, muitos proprietários acabam ficando com dúvidas se devem ou não contratar uma imobiliária. Há quem acredite que vender por conta própria reduz os custos com comissão e apresenta uma maior agilidade para concretizar a negociação. No entanto, o que ocorre na maioria das vezes é uma enorme dor de cabeça.
A decisão de não contratar uma imobiliária pode ter consequências muito ruins. O corretor de imóveis é quem faz o intermédio de toda a relação comercial de um imóvel com o comprador e o vendedor, avaliando a proposta corretamente e garantindo uma relação mais segura e rápida para ambas as partes.
Se você está pensando em investir em imóveis ou está procurando imobiliárias em BH, separamos algumas dicas sobre a importância de ter um profissional do ramo durante a negociação.
1. Processo de avaliação
Diante de uma grande oferta de apartamentos em BH para venda e para locação, aliar o processo de negociação com uma imobiliária de confiança é a alternativa mais assertiva a se fazer.
Além disso, quando a intermediação é feita por um corretor credenciado, há uma melhor e mais precisa avaliação. Quando o proprietário acaba precificando o imóvel por conta própria, ele pode correr um grande risco de vender abaixo do seu valor real, o que acaba trazendo prejuízos maiores do que o valor que seria pago como comissão a um corretor. Por outro lado, se o proprietário precifica muito acima do valor de mercado, pode ser que o imóvel demore muito para ser vendido (ou nem chegue a ser vendido).
Por isso na hora de vender ou de locar apartamentos em BH, é essencial o acompanhamento de um profissional do ramo imobiliário para estipular o melhor preço de acordo com a realidade do mercado.
2. Conhecimento da legislação e praticidade na documentação
Qualquer problema na documentação pode levar a atrasos na negociação ou, no pior dos casos, gerar prejuízos. O processo de intermediação pode ser mais facilitado com o amparo jurídico de uma imobiliária. Toda aquela dor de cabeça com burocracia pode ser diminuída com o acompanhamento de um profissional do ramo.
Um corretor de imóveis conhece a legislação imobiliária e sabe conduzir os contratos de compra e venda de forma que não haja inconsistências. Uma imobiliária sabe quais atos precisam ser feitos e pagos por você, sabe quais documentações o proprietário deve providenciar e como as restrições de zoneamento locais podem interferir na transação.
No caso de erros na documentação ou na sua propriedade, o corretor sabe corrigi-las. Além disso, imobiliárias costumam ter um departamento jurídico que cuida de toda a documentação e elabora os contratos.
3. Possibilidade de financiamento e/ou liberação do FGTS
Na maioria dos negócios que são fechados, o pagamento não é à vista e sim através de recursos emprestados de bancos e de instituições financeiras. Por vezes, o comprador opta também pela utilização do saldo do FGTS — Fundo de Garantia por Tempo de Serviço — a fim de complementar o valor do imóvel.
Em geral, para que esta opção de financiamento dê certo, é essencial a presença de uma imobiliária e de um profissional experiente em financiamento habitacional para analisar toda a documentação dos vendedores/compradores (e do imóvel), reparar e acompanhar todo o processo até o recebimento dos recursos.
Nesta etapa, o cuidado deve ser redobrado, já que se qualquer coisa não ocorrer como planejado, a imobiliária terá um papel importante no desenvolvimento de soluções e sugestões para pagamento.
4. Melhores contatos
Não tenha dúvida: uma imobiliária tem os melhores contatos para negociar o seu imóvel. E dificilmente o proprietário conseguiria atingir o mesmo público se fosse intermediar a venda ou a locação por conta própria.
Um bom exemplo são os apartamentos à venda em BH, que graças à grande oferta acabam estocados por dificuldade de encontrar um bom inquilino ou mesmo um comprador interessado.
Quando o corretor de imóvel é encarregado de fazer a avaliação da propriedade e de elaborar um laudo que informa e justifica o valor atribuído, ele acaba dando todas as informações necessárias e importantes aos interessados em adquiri-lo. Ou seja, é ele quem faz a propaganda e entra em contato com os possíveis compradores ou locatários em potencial. Além disso, uma boa imobiliária fará divulgação através de placas, sites relacionados e se empenhará para que seu imóvel seja visto.