Checklist completo para comprar imóvel em BH

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

checklist para compra de imóvel em BH

Anel de noivado, casamento marcado e a compra do primeiro imóvel. Você está tomando um passo importante na sua vida e é preciso cuidado e paciência para não cometer erros. Nesse momento, é comum ter dúvidas: em qual bairro comprar? Qual idade da construção é aceitável para que não tenha problemas? Qual documentação é necessária observar no momento da compra? Como saber que não terei imprevistos no futuro?

No entanto, com um pouco de informação e um bom corretor de imóveis, é possível cercar todos os pontos e evitar dores de cabeça na hora de adquirir seu primeiro (ou seu próximo) imóvel.

Localização e vizinhança

Na hora de comprar um imóvel em BH, é essencial ter paciência e pesquisar muito. A localização é um dos principais fatores que influenciam neste momento. Visite a rua do imóvel em diversos momentos do dia, avalie o nível de barulho e a movimentação nela, fatores que podem influenciar na sua tranquilidade. Veja se possui comércio próximo, como farmácias e padarias, atendimento do transporte público e quais hospitais ficam mais perto da região.

Procure conversar com pessoas que vivem no local: essa é uma boa forma de ver como será sua vizinhança e de ter uma uma boa referência dada por quem vive a realidade do bairro no dia a dia. Em Belo Horizonte, as regiões Centro-Sul e do Vila da Serra são famosas por fornecer infraestrutura completa e imóveis de qualidade, que cabem em variados orçamentos.

Conforto e segurança

reformar-ou-comprar-imovel-novo-600x375

Um dos fatores mais importantes a se checar na hora de começar seu projeto de vida é a segurança. Confira a iluminação da rua à noite e a segurança do imóvel que está avaliando: possui muros altos? Interfone? Cerca elétrica? Portão eletrônico?

Para apartamentos, vale verificar como é o acesso na portaria, se possui sistema de segurança e quais tipos de chaves são utilizadas nas portas (uma fechadura do tipo tetra chave, por exemplo, garante mais segurança contra arrombamentos).

Ainda para edifícios, observe durante a visita como foi sua facilidade de entrada ao local: imagine que, se não houve nenhuma dificuldade para você, um desconhecido no condomínio, também pode não haver para um assaltante.

Também, procure um lugar que possua o número de vagas de garagem que precisa, observando se essas são livres ou não: isso pode evitar transtornos na hora de chegar ou sair de casa.

No caso de prédios, observe como é feita a limpeza da área comum: é terceirizada? O valor para eventuais manutenções está incluso no condomínio ou é rateado à parte? Tudo isso é essencial para garantir qualidade de vida no seu novo projeto.

Checagem das instalações

A estrutura do imóvel deve ser cuidadosamente checada para evitar futuros gastos após a compra. Verifique se não há vazamentos nos vasos sanitários e se não existem rachaduras nas paredes. Elas foram pintadas recentemente? Se sim, vale checar se não estão mascarando algum tipo de infiltração ou bolor.

Abra todas as torneiras e observe se a cor da água não apresenta aspecto turvo ou avermelhado, o que pode ser indício de uma tubulação antiga ou da falta de manutenção no reservatório.

Observe pisos, portas e armários que sejam de madeira: veja se há acúmulo de pó, pois este pode ser um sinal da presença de cupins. Verifique a caixa de disjuntores, tomadas e interruptores.

Para testar a qualidade da rede elétrica, ligue todas as lâmpadas e os chuveiros ao mesmo tempo e veja se há queda na intensidade da luz. Caso queira se sentir mais confortável, peça a um eletricista que avalie as condições da rede do imóvel.

Abra as janelas e observe se a ventilação nos aposentos é boa. É importante também verificar a iluminação natural no ambiente, que pode garantir futuras economias na conta de luz. Além disso, veja em qual horário o sol está mais forte no imóvel (dê preferência ao sol da manhã), o que pode influenciar na temperatura dentro de casa, causando desconforto nas estações mais quentes.

Documentação e contrato

imobiliária-vendendo-imovel

Uma das questões que mais gera dúvidas nos compradores diz respeito à documentação que deve ser observada antes de assinar o contrato. A chamada certidão vintenária com negativa de ônus atualizada é provida pelo cartório de registro de imóveis responsável e fornece informações sobre os últimos 20 anos do imóvel, tais como hipoteca, pendências judiciais e titularidade.

Além disso, é essencial pedir todas as certidões do vendedor antes da compra, a fim de checar se ele não possui nenhuma dívida que possa comprometer o negócio ou nenhuma ação judicial ou criminal em andamento.

Fique atento ao contrato de compra e venda: ele deve ser redigido de forma clara e objetiva. Leia atentamente todo o documento antes de assinar e não deixe nenhuma dúvida pra trás. Caso ainda tenha alguma, procure o corretor responsável pela transação (temos dicas legais de documentação para comprar um imóvel aqui).

Todas as estipulações das propostas e tudo que foi acertado verbalmente deve constar no contrato, que também deve conter dados pessoais do proprietário e do comprador, descrição do imóvel e valor da negociação, além de entrega das chaves e forma de pagamento. No pagamento à vista, é indispensável solicitar a lavratura da escritura definitiva.

Caso esteja financiando, alguns outros cuidados se tornam necessários, tais como: índice de reajuste, penalidade de atraso no pagamento das parcelas, valor do sinal antecipado e condições previstas em uma eventual rescisão. Assine todas as páginas do contrato, sem deixar nenhum dado em branco, e não deixe de registrá-lo em cartório.

Tudo isso é primordial para que a compra do seu imóvel seja mais segura e sem problemas, porém o mais importante é: pesquise!

Nem sempre achamos o que queremos logo de cara. Muitas vezes, o imóvel ideal não está na rua ideal ou vice-versa. Portanto, é necessário se informar bastante e avaliar opções antes de tomar uma decisão.

Mesmo tomando todos esses cuidados, ter a ajuda de um bom corretor de imóveis é o diferencial para que sua escolha possa ser tomada com consciência, clareza e segurança.

E aí, nosso post te ajudou com suas dúvidas? Deixe seu comentário abaixo e nos conte um pouco da sua experiência na hora de realizar o sonho de comprar sua primeira (ou simplesmente sua nova) casa.

E aí, nosso post te ajudou com suas dúvidas? Deixe seu comentário abaixo e nos conte um pouco da sua experiência na hora de realizar o sonho de comprar seu primeiro lar.

está na hora de se mudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *