Muitas pessoas sonham em ter um negócio próprio, seja pela teoria de que será possível ter maior flexibilidade na rotina ou pelos benefícios que isso traz. Muitas vezes, por causa da euforia e do calor do momento, os futuros proprietários de um imóvel comercial se esquecem de considerar coisas importantes, e isso pode acabar os atrapalhando no futuro.
Por isso, nosso post de hoje conta com algumas dicas de coisas que devem ser valorizadas e feitas antes de você começar a investir no seu próprio imóvel comercial.
Público-alvo e produto comercializado no imóvel comercial
Parece algo banal, mas é de extrema importância que você entenda bem qual é o produto ou serviço que você vai vender e qual é o público exato ao qual ele é direcionado. Esses fatores interferem muito na hora de escolher um imóvel comercial, afinal não faz sentido abrir uma loja num local onde seu público não está.
É interessante estudar os locais onde seus consumidores estão, para assim poder focar naquela região e atingi-lo de maneira mais precisa. Você pode fazer isso vendo o comércio próximo ao local que escolheu e analisando: são essas pessoas que comprarão meu produto ou serviço? Outra maneira é entrevistar pessoas que já compraram produtos ou serviços concorrentes e analisar seu comportamento.
Ficar atento à concorrência no local
Estudar o entorno do imóvel para saber se existe concorrência lá é extremamente importante, não só por uma questão de preço, mas também para auxiliar na decisão do tipo de imóvel você vai escolher.
Se existe um concorrente perto de você, mas a loja dele é pequena, porque não adquirir uma loja maior e que chame mais atenção do público? É importante ser bem visto, pois assim seus clientes darão mais atenção para você.
Preciso de muita ou pouca visibilidade?
É importante saber se seu negócio precisa de muita ou pouca visibilidade, pois assim gastos desnecessários serão poupados. Imagine que você vai abrir sua primeira loja num bairro extremamente frequentado pelo seu público, e não há perspectiva de abrirem outras lojas do ramo por lá. Por que então investir em um imóvel gigantesco quando você pode optar por um imóvel mais mediano e investir na infraestrutura dele?
Outra questão a ser considerada é a fachada. Ter um imóvel com fachada (como uma loja) com certeza será mais caro do que uma sala ou mesmo um andar, e não necessariamente você precisará da visibilidade para obter clientes. Talvez um dentista, ou mesmo uma pequena empresa de advocacia ficariam muito bem acomodados em sala, sem pagar o preço de fachada. Por outro lado, uma sorveteria seria o tipo de negócio que não existiria sem uma bela vitrine.
Consultoria com um profissional especializado em imóvel comercial
É o especialista que dará ao cliente informações sobre as forças atuantes no mercado e sobre as características técnicas do imóvel. É ele quem vai saber dizer quais são as especificações mais técnicas estabelecidas pela prefeitura, como é a estrutura do imóvel, quais as leis que interferem naquele negócio e quais as burocracias em torno do processo. Além disso, um profissional de confiança e que entenda bem do assunto vai te ajudar a fechar o melhor negócio possível de uma maneira menos complicada e mais dinâmica.
Lembre-se: é importante organização e planejamento para dar esse passo na vida. Então se atente ao mercado e principalmente ao profissional que você irá consultar para que o seu novo empreendimento seja o melhor possível! Fique de olho aqui no nosso blog também, temos vários posts que poderão te auxiliar mais ainda nessa jornada.