O que avaliar ao visitar um imóvel comercial?

Tempo de leitura: 7 minutos

Seja você um investidor que está em busca de ótimas oportunidades ou um empreendedor que procura uma boa loja, a escolha de um imóvel comercial envolve uma série de análises. Afinal, uma edificação específica não consegue comportar todo tipo de empresa ou negócio.

Há vários aspectos para os quais é necessário se atentar, é preciso verificar como é a estrutura física do imóvel (elétrica, hidráulica etc.), quais negócios ele comporta e se o ponto é lucrativo. Também é importante averiguar os aspectos formais, como a possibilidade de licenciamento para uma determinada atividade no local, entre outras coisas.

Assim, com o objetivo de ajudá-lo a se preparar bem para essas visitas, desenvolvemos uma lista com as principais características que você deve observar ao alugar ou investir em um imóvel comercial. Confira!

Atenção para a localização

Uma boa localização é fundamental na escolha de qualquer imóvel. No entanto, para que o ponto comercial traga o resultado esperado, a importância de estar bem localizado se torna ainda maior. Visto que, o sucesso de um negócio pode ser influenciado pela região em que ele está instalado.

Assim, dependendo do tipo de atividade que o empreendimento desenvolve, se houver a necessidade de constante atendimento ao público, é preciso que a edificação seja de fácil acesso. Por isso, é preciso verificar se há alta circulação de carros e pedestres em diferentes horas do dia, entre outros aspectos geográficos.

Acessibilidade da região em relação ao transporte público

Não é segredo para ninguém que, para sobreviver, um empreendimento deve conseguir gerar o máximo de vendas possíveis. Para isso, é fundamental que haja um constante e elevado tráfego de pessoas que passam diariamente próximas ao ponto comercial.

Assim, é recomendado que o imóvel se encontre em uma região que seja provida por diversos meios de transporte público — por isso, é preciso considerar a existência de linhas de ônibus e pontos de táxi. Agora, se existem estações de metrô ou de trem na vizinhança, isso é um grande diferencial, pois se encontra ali um maior fluxo de pessoa.

Presença de estacionamento

Devido à ineficiência do transporte público em muitas cidades, é comum as pessoas se locomoverem utilizando os seus automóveis. Por isso, para que um negócio atraia muitos clientes, é preciso que exista uma grande oferta de vagas de estacionamento próximas ao imóvel.

Mesmo que não seja difícil estacionar na rua, ocorre uma valorização do ponto comercial caso haja uma forte presença de estacionamentos privados em seus arredores. Todavia, é preciso que eles estejam próximos, pois os consumidores buscam conforto e praticidade para realizar suas compras e consultas.

Atração do local

É importante também que o seu imóvel comercial seja visível. Sendo assim, procure imaginar se há a possibilidade de destaque do seu empreendimento por meio de faixas, banners e outras formas de identidade visual para a fachada.

Além disso, o ponto comercial se valoriza ainda mais quando está localizado próximo a alguns serviços essenciais como hospitais, bancos e escolas. Desse modo, o negócio instalado ali se beneficiará do amplo tráfego de pessoas atraídas por esses locais.

Tipo de vizinhança do imóvel e presença de concorrentes

Como já foi dito, uma boa localização é um dos fatores fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Por isso, o tipo de vizinhança do imóvel pode ser determinante para a sua escolha. Caso seu empreendimento exija maior proximidade do público-alvo, é importante que ele esteja em áreas residenciais e de fácil acesso.

Outro ponto a ser considerado é a presença de concorrentes. Caso ela seja um desafio difícil de superar, que tal oferecer seus serviços em uma área ainda sem muitos competidores? Isso pode ser um grande diferencial para os seus negócios.

Espaço adequado às suas necessidades

O espaço é um dos principais aspectos que um empreendedor analisa ao visitar um imóvel comercial. Afinal, ele precisa considerar se a edificação conseguirá comportar com conforto os seus clientes, além de atender a todas as demandas que o seu negócio exige.

Assim, ao investir na compra de um ponto comercial, é preciso levantar algumas questões, como: haverá espaço suficiente para todos os membros da equipe? No futuro, haverá como realizar a expansão do empreendimento ali mesmo? Além de tudo isso, também será necessário avaliar se empresa exige a instalação de máquinas e de outros equipamentos.

Licenciamento do seu negócio

Em algumas regiões, a depender das leis municipais e das regras condominiais, podem restringir a abertura de certos tipos de estabelecimento. Áreas exclusivamente residenciais costumam proibir a atividade comercial, assim como em outras regiões é proibido qualquer negócio que venha a gerar barulho para a vizinhança, como bares, restaurantes e boates.

Por isso, antes de realizar o seu investimento, é recomendado perguntar sobre essas questões ao seu corretor. Também verifique nos órgãos administrativos quais são as atividades permitidas nessa região.

Estrutura física do imóvel comercial

Toda edificação necessita que se realize uma manutenção periódica em sua estrutura. Por isso, para evitar problemas futuros, é importante fazer uma inspeção em aspectos físicos do imóvel. Sendo assim, é necessário fazer uma vistoria na construção, e para ter mais segurança, recomenda-se a contratação de um profissional especializado.

Assim, observe se há a existência de rachaduras nas paredes, as quais podem comprometer a estrutura da edificação; se existem fios expostos e desencapados; marcas de vazamento e mofo; defeitos gerais (em portas, janelas e outros acessórios). Outra boa dica é averiguar o funcionamento dos sistemas hidrossanitários, como pias, vasos sanitários e o escoamento de água.

Acabamento do imóvel

Os bons investidores do mercado imobiliário sabem que, para que um imóvel seja valorizado, é preciso que ele tenha um bom acabamento. Afinal, além de ter papel fundamental no embelezamento da edificação, esse material tem como principal funcionalidade proteger a estrutura de agentes físicos e das intempéries.

De qualquer forma, imóveis com bons acabamentos tendem a ser mais vantajosos, pois eles têm uma melhor aceitação no mercado. Isso resulta na possibilidade de cobrar valores mais alto de aluguel, proporcionando maior rentabilidade ao investimento feito.

Adequação às questões legais

Para que a negociação de um imóvel possa acontecer sem grandes problemas, é preciso que esse bem apresente em dia toda a sua documentação. Assim, antes fechar negócio, é recomendado que se analise a matrícula do imóvel. Desse modo, será possível descobrir possíveis entraves, como a existência de débitos tributários e questões trabalhistas.

Outro fator a ser considerado é se o ponto comercial conta com as adequações necessárias para as pessoas portadoras de necessidades especiais, assim como se a estrutura permitirá a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Dessa forma, após considerar todos esses pontos, o investimento em um imóvel comercial se torna mais seguro. Uma vez que, independentemente de seu objetivo, esse bem conseguirá trazer o retorno esperado.

Caso você esteja na busca de um imóvel comercial, entre em contato conosco. Com certeza teremos um que atenderá a todas suas necessidades. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *