Investir em imóvel em Belo Horizonte é uma boa ideia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Comprar na baixa e vender na alta: não é esse o comportamento do investidor no mercado financeiro? Pois é também a melhor alternativa no mercado imobiliário!

Investir em imóvel em Belo Horizonte há tempos é considerada uma boa ideia, já que mesmo em tempos de crise, o imóvel – diferente de uma aplicação financeira – sendo algo concreto, sólido, dificilmente sofrerá uma desvalorização violenta. É claro que em épocas de retração econômica os preços ficam estagnados; mas é justamente essa a hora de investir no setor!

Enquanto o mercado de vendas anda desaquecido, o mesmo não ocorre com o de aluguéis: com a alta dos juros, quem não pode comprar um imóvel continuará pagando aluguel. E é nessa hora que você que pretende investir em imóveis se beneficia: o aluguel garante uma renda extra para a sua família, enquanto o seu dinheiro está solidamente aplicado em um ativo que certamente se valorizará lá na frente.

Cuidados do investimento em imóveis em Belo Horizonte

Comprar imóveis para alugar exige tanto cuidado quanto comprar a casa própria, porém com uma atenção extra: seu imóvel precisa ter o perfil procurado por quem precisa alugar uma casa! Fique atento às nossas dicas:

Entorno x tamanho

entorno

Apartamentos e casas com dois ou mais quartos são mais favoráveis para serem alugados por famílias; apartamentos menores, com apenas 1 quarto ou as famosas kitnetes, provavelmente serão alugadas por solteiros ou casais sem filhos. Essas características são importantes para pensar a localização do imóvel – famílias gostarão de morar próximas a escolas, hospitais e supermercados, por exemplo, e precisarão de espaço extra na garagem, enquanto casais sem filhos e solteiros valorizam mobilidade urbana (fácil acesso a metrô e pontos de táxi), conveniências, proximidade à universidades e opções de lazer noturno.

Condomínio

Cuidado com taxas de condomínio muito altas! Como a pessoa já vai gastar um bom dinheiro com aluguel, costuma preferir taxas mais baixas. Aqui também precisa ser levado em consideração o perfil do futuro locatário do imóvel: famílias preferem condomínios com opções de lazer, como piscina, parque infantil e salão de festas, enquanto os solteiros e casais sem filhos não farão tanta questão desses serviços.

Estrutura

estrutura imóvel

Pode ser bem interessante investir em uma estrutura básica para o imóvel, como armários na cozinha e área de serviço, guarda-roupas nos quartos e box no banheiro. Certamente esse será um diferencial interessante quando o futuro locatário estiver visitando vários imóveis e fazendo a comparação dos preços. Muita gente aceita pagar um aluguel um pouco mais alto se não tiver que investir na compra desses itens.

Para os compactos, uma boa opção é mobiliar o imóvel. Mesmo que isso seja dispendioso será algo que trará uma incrível diferenciação e valorização para o imóvel. Imóveis mobiliados são excelentes para executivos que foram transferidos, jovens saindo da casa dos pais ou para locações temporárias.

Localização

Além de se preocupar com o entorno, de acordo com as características do imóvel, é importante verificar como anda a área onde você está investindo. É um bairro tradicional? Uma área em expansão? Como se comportaram os preços dos imóveis no local na última década? Mesmo que você esteja pensando em ficar com o imóvel durante algum tempo, é importante fazer essa observação para verificar o potencial de venda futura.

Investir em imóveis em Belo Horizonte sempre será um bom negócio. Tomando os cuidados necessários e contando com assessoria especializada, é uma excelente alternativa para investir seu dinheiro, gerando uma renda extra e fazendo crescer o patrimônio da família.

O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

2 Comentários


  1. Acho excelentes as dicas. Estou sempre aprendendo. ..A linguagem usada é simples, muito acessível e sintética.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *