6 vantagens de investir em imóvel comercial em Belo Horizonte

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

6 vantagens de investir em imóvel comercial

Com a crise econômica em 2015, o mercado imobiliário brasileiro passou a sofrer uma desaceleração momentânea, criando o momento perfeito para quem deseja investir em imóveis.

Como as construtoras possuem um estoque maior de imóveis à espera de um comprador, maior é o poder de barganha do investidor. Os imóveis residenciais, entretanto, não são as únicas opções do mercado, já que os imóveis comerciais despontam como uma oportunidade promissora de negócios. Se você está em busca de um bom investimento no setor imobiliário, confira seis vantagens de investir em um imóvel comercial!

Contratos mais longos

Foto 1 - Banco (post 6 dicas imóvel comercial)

O imóvel residencial tem um contrato que dura 30 meses (ou seja, 2 anos e meio). Isso faz com que, encerrado o contrato, o proprietário corra o risco de ter o imóvel desocupado, tendo de encontrar um novo inquilino. Ao investir em um imóvel comercial esse problema é contornado, já que empresas e empreendimentos em geral preferem aluguéis por um tempo mais longo – normalmente, 5 anos ou mais. Isso garante mais estabilidade, já que você poderá contar com a renda do aluguel por um tempo maior.

Maior rentabilidade

Um ponto comercial com boa localização e com bom espaço se torna mais cobiçado e, por isso, mais empresas demonstram interesse em alugar o imóvel. Esse fato permite que se cobre um aluguel maior em um imóvel comercial, o que aumenta a rentabilidade desse investimento. Não é incomum, por exemplo, que o aluguel de um imóvel comercial atinja de 0,6 a 0,8% do valor do imóvel, fazendo com que o investimento seja recuperado mais rapidamente. Enquanto isso, a média para imóveis residenciais é de 0,3 a 0,4%, e, portanto, menos rentável.

Negociação facilitada

A negociação feita diretamente com empresas para imóveis comerciais tende a ser mais fácil do que aquela feita para imóveis residenciais. Isso se deve o fato de que as empresas tendem a estar dispostas a pagar mais por um imóvel com boa localização e infraestrutura específica, o que pode não acontecer em imóveis residenciais. Além disso, existe mais segurança no contrato e no pagamento, especialmente entre empresas já estabilizadas.

Manutenção mais fácil

Como o imóvel comercial é um local de trabalho, é de total interesse do inquilino manter a conservação do local, de forma que fique apresentável para seus clientes. Devido a essa necessidade, a manutenção do imóvel comercial é mais tranquila, e se torna menos uma preocupação para o proprietário.

Valorização do imóvel

Foto 2 - Valorização (post 6 dicas imóvel comercial)

Com um eventual reaquecimento da economia, mais empresas surgem e mais empresas crescem, gerando uma demanda maior por pontos comerciais. Isso leva a uma automática valorização do imóvel, o que pode não acontecer com imóveis residenciais.

Maior segurança na locação

Considerando que o contrato é mais longo, que a negociação é mais fácil e que há menos preocupação com a manutenção, a locação de um imóvel comercial se torna mais segura para o proprietário. Com isso, você tem menos riscos de sofrer um prejuízo em seu patrimônio, recuperando o investimento de maneira contínua.

Embora se deva avaliar cada caso, investir em um imóvel comercial com o aluguel como fonte de renda traz diversas vantagens, principalmente a possibilidade de contratos mais longos e mais seguros. Essa decisão, entretanto, precisa ser tomada avaliando todos os aspectos para que traga a rentabilidade esperada.

Você já pensou em investir em imóvel comercial? Comente com as suas dúvidas e opiniões e participe!