Segundo pesquisa do SPC, de 2017, 57,2% das pessoas que afirmaram ter investimentos optaram por aplicar seu dinheiro em em imóveis para alugar.
É justamente para te ajudar a esclarecer essa dúvida que elaboramos este artigo. Aproveite!
Principais motivos para investir em imóveis para alugar
Além de ser o segundo tipo de aplicação mais preferido pelos brasileiros, existem outros motivos que fazem os investidores optarem por imóveis para alugar.
Trata-se de um opção mais conservadora para direcionar as economias. Ou seja, as pessoas que têm aversão às perdas veem nos imóveis para alugar uma boa alternativa de renda recorrente.
Em várias regiões do país, é muito comum encontrar lotes que comportam diversas residências construídas com o objetivo de ser uma segunda renda.
E é justamente por investir em imóveis para alugar ser popular, que cada vez mais pessoas buscam esse tipo de aplicação.
Afinal, ao comparar os rendimentos de amigos e conhecidos ou familiares, as pessoas despertam o interesse nessa estratégia para direcionar as suas economias.
Dicas para não ter prejuízos ao optar por essa estratégia
Apesar de ser uma estratégia conservadora, investir em imóveis para alugar demanda alguns cuidados para não ter prejuízo. Confira três dicas:
1. Escolha bem os imóveis para investir
O sucesso no aplicação de recursos em imóveis com objetivo de alugar começa na escolha dos bens que irá adquirir.
Recomenda-se diversificar seus investimentos em imóveis, escolhendo flats, unidades populares, salas comerciais e casas de veraneio.
Além disso, se atente à localização dos bens, visto que se uma região estiver em decadência, a probabilidade de isso influenciar a valorização do imóvel é grande.
2. Tenha cuidado com a inadimplência
A inadimplência é um fantasma que assombra diariamente quem tem imóveis para alugar, independentemente do tipo e do público ao qual o bem se destina.
Com a economia retraída, esse risco aumenta ainda mais. Mas só para quem não disponibiliza o aluguel vinculado a alguma garantia.
O seguro fiança e o pagamento antecipado do aluguel são boas estratégias para locação sem fiador.
3. Lembre-se de que imóveis demandam cuidados
Assim como um carro, uma casa ou um apartamento exige cuidados e manutenções para evitar a deterioração do bem com o tempo.
Uma ótima alternativa para driblar esses gastos é fazer religiosamente as manutenções de praxe (cuidados antes e pós-chuvas, com encanamento, entre outros) e contratar algum tipo de seguro residencial.
Existem seguros com vários tipos de cobertura, mas todos eles cobrem danos estruturais, tendo alguns um plus a mais. Vale a pena pesquisar.
4. Conte com uma administradora
Nem sempre é fácil administrar aluguéis de imóveis, manutenções e realizar cobranças de aluguéis, IPTU e condomínio em atraso.
Por isso, recomenda-se que quem queira investir em imóveis para alugar contrate uma empresa para fazer a administração do bem.
O ideal é que seja uma imobiliária, pois, no caso de desocupação do imóvel, os esforços para reocupação do bem serão mais fáceis.
Como podemos ver, investir em imóveis para alugar é um bom negócio, mas, assim como qualquer outra forma de renda extra, demanda atenção e cuidado.
Se você quiser mais se aprofundar nesse tipo de investimento, confira 5 dicas para um investidor fazer uma boa gestão de aluguéis.