Apesar do tímido crescimento, podemos afirmar que os brasileiros estão investindo mais nos últimos anos. A população — em especial os mais jovens — está entendendo que é possível investir quando se tem informação e aposta-se em recursos inteligentes para fazer o dinheiro render ao longo do tempo.
Se você está dando os primeiros passos no mercado de investimentos e ainda não está no momento de diversificar sua carteira, mas quer conhecer opções para começar o processo, continue a leitura e descubra possibilidades para iniciar a busca por sua estabilidade financeira.
CDB para os mais conservadores
De início, vamos abordar uma das formas mais conservadoras de investimento, mas que é ideal para quem está começando: o Certificado de Depósito Bancário (CDB). É um título emitido pelos bancos; um investimento tão seguro quanto a poupança (de baixo risco), mas com a vantagem de render um pouco mais.
Na prática, você empresta seu dinheiro para uma instituição bancária e ela concede aos clientes cobrando juros em cima do valor. Depois, o banco lhe devolve acrescido de uma taxa de juros — diferente daquela cobrada do cliente —, de acordo com a rentabilidade já projetada na contratação do produto.
Ou seja, você empresta dinheiro em vez de pegar emprestado e por isso, ganha com os juros. Se você já visa alcançar a estabilidade financeira, o CDB é um bom produto para dar o pontapé inicial e entender melhor como funciona o mercado de investimentos.
Imóveis na planta para se beneficiar da especulação imobiliária
A compra de imóveis ainda na planta é outra modalidade para investidores que almejam ter uma rentabilidade no futuro. Por meio da especulação imobiliária é possível apostar em localidades que serão valorizadas em alguns anos e comprar um imóvel para vendê-lo por um valor mais alto, aproveitando quando o mercado estiver aquecido.
Locação de imóveis para quem quer segurança
Existe ainda a alternativa de alugar imóveis e obter uma boa renda com isso. Essa opção é ideal para aquelas pessoas que não querem aguardar a entrega de um prédio no futuro e já entendem que o mercado imobiliário é promissor para investimentos. Afinal, as pessoas estão sempre comprando ou alugando casas e apartamentos.
Para se beneficiar dessa modalidade de investimento imobiliário, o investidor pode alugar para fins comerciais ou residenciais. Entre as vantagens do aluguel para empresas é que o contrato costuma ser feito por períodos mais longos.
Além disso, um bom ponto comercial, localizado em uma região privilegiada e que oferece um espaço adequado para fazer negócios costuma ser muito valorizado e cobiçado pelos comerciantes e empreendedores. Imóveis com esse perfil tendem a atrair mais clientes para essas empresas por conta da sua acessibilidade.
Alcançar a estabilidade financeira depende de uma série de atitudes que envolvem desde a conscientização sobre o uso correto do dinheiro, o não endividamento e a opção por escolhas inteligentes para que se possa prosperar nesse sentido. Dessa maneira, com o tempo, você faz o dinheiro trabalhar a seu favor.
Está planejando ter um futuro tranquilo e ainda não sabe se investir em imóveis é realmente uma escolha vantajosa e segura? Confira este artigo que elaboramos para ajudá-lo a tomar essa decisão!