Investimento em imóveis para a aposentadoria vale a pena? Como fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

O investimento em imóveis para a aposentadoria tem sido considerado uma opção com inúmeras vantagens. Por possibilitar uma renda sustentável, a aplicação é uma alternativa segura — até mesmo em cenários adversos.

O investidor pode apostar na locação permanente do imóvel e evitar os riscos de uma possível oscilação no mercado. Dessa forma, assegura-se a rentabilidade do capital e o mais importante: a poupança para o futuro.

Ficou curioso? Continue a leitura e entenda como realizar o investimento em imóveis para a aposentadoria!

Investimento imobiliário X aplicação financeira

O valor da aposentadoria muitas vezes é insuficiente para mantermos a qualidade de vida que desejamos, não é mesmo? Por isso, apostar em alternativas que viabilizam investimentos rentáveis e seguros são ações estratégicas.

Investir no mercado de imóveis é a garantia de contar com o aluguel como fonte de renda. A valorização da unidade imobiliária também leva ao aumento da rentabilidade da aplicação.

Inclusive, o déficit habitacional no Brasil faz com que muitas pessoas aluguem, ao invés de adquirir um imóvel. Por isso, a possibilidade de locação é quase sempre permanente — caso o proprietário se atente a alguns aspectos, como localização, acessibilidade, infraestrutura etc.

Já o investimento no mercado de ações é arriscado e não garante o retorno do capital. As taxas de rendimento são instáveis e a aplicação pode sofrer variações com o decorrer do tempo.

Investimento em imóveis para a aposentadoria

Se você já está decidido a investir em um imóvel, tenha cautela e analise todos os aspectos e características da unidade antes de adquiri-la. Lembre-se de que a aplicação faz parte de um objetivo estratégico de investimento e representa o seu patrimônio futuro.

Como exige uma grande quantia de capital aplicada em um único bem, procure ajuda profissional de um corretor para realizar uma boa escolha e se precaver contra prejuízos.

Confira, a seguir, alguns cuidados que devem ser considerados ao comprar uma propriedade:

Como fazer investimento em imóveis

Realize uma vistoria completa no local e certifique-se de que toda a documentação está validada. Assim, observe também se a localização é de fácil acesso, se oferece transporte ou opções de lazer próximas, entre outros atrativos para os locatários.

O ideal, visto as oscilações do mercado, é optar por imóveis próximos a faculdades, atrações de lazer ou bairros mais centrais. Dessa forma, o proprietário terá maior garantia de manter a unidade locada constantemente e evitar prejuízos para a sua aposentadoria.

Outro ponto importante são as taxas de manutenção que o dono arca ao longo do tempo. Reformas podem ser necessárias para preservar a propriedade valorizada e contam ainda para a possibilidade do aumento da atratividade — para isso, a qualidade e o preço da unidade devem estar correspondentes.

Como visto, o investimento em imóveis para a aposentadoria é uma alternativa segura e garantida de rentabilidade. Apostar nessa opção para gerar capital para o seu futuro é uma escolha sem riscos. Seguindo nossas dicas, certamente você encontrará a melhor condição!

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a Valore Imóveis e descubra como podemos ajudar na escolha do imóvel ideal para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *