Mudanças são sempre um grande divisor de águas. Algumas pessoas têm medo ou não gostam, enquanto outras encaram isso como sendo um novo começo e uma forma de poder fazer tudo diferente. Mas independentemente se você se enquadra no primeiro ou no segundo grupo, após planejar a mudança, o processo de arrumar casa não é tarefa fácil; além disso, a sensação de que sempre aparecem mais coisas para organizar é constante.
Pensando nisso, separamos sete dicas de como arrumar a casa nova da melhor maneira possível. Confira!
1. Faça aquela faxina
Antes de desempacotar e colocar tudo no lugar, independentemente se você se mudou para uma casa ou um apartamento, faça uma boa faxina. Isso torna o processo de organização do ambiente muito mais rápido e fácil.
Quando for colocar os objetos de volta ao lugar, limpe-os bem também; assim, tudo ficará limpinho e com aspecto de novo, fazendo com que a próxima faxina completa demore mais tempo para ser feita.
2. Mantenha o foco
Antes de qualquer coisa, é necessário manter o foco na tarefa que se propôs a fazer — se começou, termine! Não adianta ficar pulando de tarefa em tarefa sem finalizar nenhuma por completo. Trabalhos inacabados dão a impressão de que sempre há mais para ser feito e que nunca acabará.
3. Estabeleça categorias
Outra dica importante na hora de como arrumar casa é categorizar os trabalhos que precisam ser feitos, podendo dividi-los por cômodos ou por tarefas. Dessa forma, a atividade fica mais organizada e menos repetitiva. Além disso, toda vez que acabar uma categoria, todo o serviço relacionado a ela estará totalmente finalizado.
4. Deixe o ambiente com a sua cara
Ao começar a organizar as mobílias e os itens de decoração, imagine-se naquele ambiente e disponha os objetos cada um em seu lugar e com o seu estilo. Alguns questionamentos podem lhe ajudar a deixar sua nova moradia com sua cara, tornando-a confortável e prazerosa de viver e poupando tempo para você curtir o condomínio, a saber: quais sensações você quer que o espaço transmita? Como agregar personalidade?
5. Deixe os objetos que você mais usa sempre à mão
Uma boa dica é deixar os objetos que você mais utiliza em um lugar de fácil acesso e sempre à vista para não precisar sair revirando e desarrumando tudo quando precisar deles. Já aqueles que você não usa com tanta frequência, podem ser separados em caixas etiquetadas. Desse modo, sempre que precisar de alguma coisa ela estará lá organizadinha.
6. Tenha paciência com o guarda-roupa
Organizar o guarda-roupa nessa etapa soa como uma das tarefas mais assustadoras. No entanto, com um pouco de paciência e de organização, tudo se torna bem fácil. Organize camisetas, bermudas e roupas íntimas em gavetas; camisas de botão em cabides; e calças no calceiro ou em cabides especiais.
É bom deixar as roupas que você mais gosta e as do dia a dia sempre à vista. Já aquelas que você usa em certas ocasiões (como casacos pesados e roupas de festa) podem ficar separadas em uma área mais alta do armário.
7. Repense
Arrumar a casa após uma mudança é uma grande oportunidade para repensar sobre tudo o que você tem e o que realmente tem valor e utilidade. Aquilo que não lhe é mais útil pode ser descartado ou doado para alguém que precise. Desapegar do que não tem mais a ver com você, além de ajudar outra pessoa, ocupa menos lugar na sua nova casa e facilita o processo de uma outra possível mudança no futuro.
Você demorou para conquistar seu imóvel e não vai fazer desse momento uma hora de crise, não é? Agora que leu todas essas dicas, a jornada de como arrumar casa após uma mudança, com certeza, ficará mais ágil e fácil. Com uma boa dose de paciência e uma pitada de organização tudo ficará disposto da melhor maneira, e o estresse oriundo da transição de casa será evitado.
Gostou do post? Então deixe um comentário e compartilhe com a gente qual outra dica é fundamental para arrumar tudinho depois da mudança.