Quando a decisão de comprar apartamento é tomada, isso implica em muitas outras questões que devem ser esclarecidas, como quais os cuidados a serem tomados, qual a documentação necessária ou como usar o FGTS para realizar a compra, por exemplo.
Resolvemos trazer aqui as principais questões que os compradores apresentam, visando esclarecer e tirar dúvidas, para que assim, você não tenha surpresas desagradáveis na hora da compra.
Ficou curioso? Então, continue acompanhando e confira!
Como usar FGTS para comprar apartamento?
Para utilizar o recurso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) na compra de um apartamento, o consumidor deve comprovar que trabalhou sob o regime de Fundo de Garantia por, pelo menos, 3 anos (corridos ou não). Esse recurso pode ser utilizado para a aquisição de imóveis residenciais urbanos de até R$ 500 mil.
Quais os cuidados necessários na hora da compra?
Algo importante de ser observado no processo de compra de um apartamento é verificar outros imóveis mais velhos, construídos pela mesma construtora responsável por este empreendimento, para que assim, se saiba o estado de conservação das obras. Essa é uma maneira de se “blindar” contra um mau negócio.
Quanto pode custar a documentação?
Esse aspecto, geralmente negligenciado por compradores de primeira viagem, é fundamental, pois se reflete diretamente na sua vida financeira. Tenha em mente que as despesas com documentação chegam a custar 5% do valor do financiamento.
Esse valor pode incluir o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) além de registros no cartório. Lembrando que não é necessário gastar com escritura, já que o próprio contrato já possui essa serventia.
Quais os critérios para avaliar o valor de um imóvel?
O principal critério de avaliação é usar como parâmetro os imóveis da região que tenham características similares àquele que você tem interesse. Aspectos como varanda, número de suítes e quartos, academia ou piscina, por exemplo, devem ser verificados. Além, é claro, de comparar levando em conta se o apartamento é novo ou usado.
Qual o prazo ideal para financiar um imóvel?
O prazo ideal depende do valor do imóvel e da quantia dada como entrada na compra. É recomendado que a entrada seja a maior possível e o prazo se estenda tanto quanto for necessário para que você possa pagar parcelas confortáveis e que não comprometam grande parte de sua renda mensal.
Há algum custo intermediário no financiamento?
Quando o financiamento é feito pelo banco, não há tarifas intermediárias, porém, financiamentos realizados diretamente com a construtora podem ter algumas tarifas acrescidas, como na entrega das chaves, por exemplo.
Por esse motivo, e também por conta das despesas com documentação e a mobília da casa, é importante que você reserve uma quantia além da designada para as prestações.
Quanto da minha renda posso comprometer na parcela da compra?
Para que as parcelas da compra de seu apartamento sejam confortáveis, sem que as demais despesas fixas sejam prejudicadas, é recomendado que você comprometa, no máximo, 30% da renda mensal da família.
Gostou das nossa dicas? Tem mais alguma dúvida em relação à aquisição de seu apartamento? Fala para a gente aqui nos comentários!