Comprar imóvel na planta: conheça as vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

comprar imóvel na planta

Adquirir uma casa ou um apartamento próprio é o sonho de muitas famílias e isso não é à toa. Uma propriedade ajuda a trazer tranquilidade e torna os dias mais serenos. Como se não bastasse, fincar raízes em um lugar também contribui para a criação de laços e fortalece a própria identidade das pessoas que ali vão residir.

No entanto, fazer isso não é simples. O mercado imobiliário é bastante intenso e os valores podem ser muito elevados para diversos perfis. Por isso, comprar imóvel na planta pode ser uma opção interessante, mas deve ser bem analisada.

Quer conhecer as vantagens e desvantagens dessa alternativa? Então, continue lendo nosso post.

Vantagens

Preços mais atraentes

Uma das maiores vantagens de comprar um imóvel na planta é que os preços costumam ser mais atraentes do que aqueles que já estão prontos. Os valores chegam a ser 30% mais baratos e isso torna possível que muitas famílias adquiram a casa ou o apartamento dos sonhos, mesmo que o orçamento esteja um pouco apertado.

Por isso mesmo, é essencial contar com ajuda profissional: uma boa imobiliária oferecerá mais opções que uma construtora, pois terá um acervo mais amplo e variado, com diversos padrões, localidades e estilos.

Desconto na aquisição

Como os preços chegam a ficar até 30% mais baixos que um similar já pronto, é possível para muita gente comprar um bem do jeito que queriam, com a localização que desejam e até com um cômodo a mais.

Se você não quer abrir mão de suas escolhas, porém também não quer estourar o orçamento, um imóvel na planta é a sua melhor alternativa.

Infraestrutura melhor

Os imóveis mais novos costumam ter uma infraestrutura melhor, pois tentam atender as necessidades do mercado atual nas grandes cidades.

Como as pessoas não querem se deslocar muito, especialmente por conta de problemas como trânsito ou violência urbana, esses empreendimentos costumam vir com facilidades como área de lazer, academias, salão de jogos e até piscinas.

Rede elétrica mais resistente

Um dos grandes problemas de imóveis antigos é que a rede elétrica não foi preparada para aguentar a demanda atual. Como contamos com diversos aparelhos, muitos que são usados constantemente, o sistema pode não aguentar e isso coloca a casa ou o apartamento em risco.

A estrutura atual suporta máquinas com grande voltagem, como geladeiras, computadores, fornos elétricos, micro-ondas e outros itens básicos, mas que não eram muito utilizados ou sequer existiam há cinquenta anos.

Desvantagens

Prazo de espera

Comprar um imóvel na planta tem muitas vantagens, mas exige também que o comprador tenha uma boa dose de paciência. Embora a lei resguarde o consumidor, os contratos costumam vir com cláusulas que permitem atrasos consideráveis.

Por isso, antes de fechar o negócio é bom se informar sobre o histórico da empresa e se existe esse tipo de problema em empreendimentos similares. Mais uma vez, vale contar com a ajuda profissional, pois uma imobiliária poderá analisar com mais precisão a probabilidade de esse problema ocorrer.

Diferenças do projeto

Você pode ter visto o projeto na planta e se apaixonado, mas todos nós sabemos que as coisas podem mudar de figura quando a obra terminar. Não é raro que existam diferenças marcantes ou alguns detalhes que você gostou que acabam não ficando exatamente iguais ao projeto original.

Para quem compra para revender, isso não vai interferir em nada, mas para quem vai morar na propriedade, isso pode ser um problema importante.

Essas são algumas vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta. Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários!

CTAs-02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *