Infelizmente, o problema da criminalidade se faz presente na maior parte dos centros urbanos brasileiros. Isso, somado a um estilo de vida dinâmico e funcional, requer soluções inteligentes para os condomínios.
Portanto, entender como funciona uma portaria virtual e quais são seus benefícios pode ser muito interessante. Essa é uma alternativa que vem ganhando bastante espaço no mercado, embora um número elevado de pessoas ainda não saiba, ao certo, do que se trata.
Esse é o seu caso? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra o que você precisa saber sobre o tema!
O que é a portaria virtual?
O primeiro passo para entender como funciona uma portaria virtual e quais são seus benefícios é ter definido o que é isso ao certo. Em linhas gerais, a portaria virtual é uma composição de câmeras de vídeo e interfones instalados em um lugar que precisa controlar o acesso de pessoas e veículos — como a entrada de um condomínio.
Tal solução varia de acordo com diversos fatores, mas pode ser integrada com outros recursos de monitoramento e segurança, como alarmes e sensores de presença. Isso deve ser feito, logicamente, de acordo com as necessidades e a dinâmica de cada local, bem como com os recursos existentes para esse serviço.
Seu funcionamento básico é muito simples. Pense na chegada de um visitante: um entregador de pizza, por exemplo. Ele aciona o interfone, que, em vez de tocar na guarita do porteiro ou do vigilante, será direcionado para um atendente remoto, em uma central que controla essa portaria de forma virtual, 24 horas por dia.
Com as informações obtidas, a central repassa tudo para o morador em questão, que libera ou não a entrada da pessoa. Vale lembrar que os equipamentos funcionam perfeitamente mesmo em caso de queda de energia elétrica, pois todas as unidades contam com geradores ou baterias que são ativadas nesse tipo de eventualidade.
Tudo é registrado em um software, sendo que as imagens ficam gravadas e podem ser verificadas caso haja alguma situação que demande isso. A entrada de pessoas e veículos, portanto, passa a ser controlada de forma extremamente segura, possibilitando inclusive a recuperação de dados, caso necessário.
Quais são as vantagens desse serviço?
Depois de entender como funciona uma portaria virtual, não é nada difícil imaginar os inúmeros benefícios que ela pode trazer quando instalada em um prédio ou condomínio, não é mesmo? Confira o conteúdo a seguir e descubra como essa opção pode ser positiva para o local em que você reside (ou, até mesmo, em seu trabalho):
Redução de custos do condomínio
Não é preciso ser nenhum gênio para deduzir que a redução da taxa do condomínio é uma das grandes vantagens de contar com os serviços de uma portaria virtual. Mesmo que a tecnologia, em um primeiro momento, possa parecer mais dispendiosa, é fácil perceber que ela corta alguns gastos consideráveis em curto, médio e longo prazo.
Não há, por exemplo, nenhuma preocupação com os passivos trabalhistas. Esse é um dos grandes problemas dos prédios nos dias de hoje.
Quem nunca ouviu falar de multas exorbitantes, que afetam a rentabilidade do prédio, com colaboradores como porteiros e seguranças que acabavam não sendo demitidos porque os moradores não podiam arcar com esse valor?
Além de tudo, essa terceirização também faz com que o custo da portaria virtual acabe sendo rateado entre muito mais pessoas. Isso porque uma única central pode atender a diversos endereços ao mesmo tempo, sem gerar nenhum prejuízo para os clientes — mesmo com a diminuição significativa dos encargos mensais.
Praticidade
A praticidade é outro dos benefícios de contar com uma portaria virtual, afinal a tecnologia é sempre uma forte aliada de quem deseja ter mais dinâmica e velocidade na prestação desse tipo de serviço. O uso de controladores de acesso, por exemplo, acaba tornando a entrada na área interna muito mais padronizada e, consequentemente, rápida.
Também não há o risco de algum entregador ou mesmo morador chegar à porta de entrada e ficar do lado de fora quando o porteiro ou segurança precisar se ausentar para ir ao banheiro ou resolver outra pendência, por exemplo. Isso é muito comum de acontecer (e bastante perigoso nos dias de hoje).
Outro ponto é que não existem problemas com faltas ou atrasos dos colaboradores, uma vez que todo o monitoramento é feito a partir de uma central terceirizada, que conta com vários profissionais 24 horas por dia e 7 dias por semana. Assim, não há nenhum contratempo para os clientes.
Padronização
Por fim, a padronização é outro dos pontos fortes de contar com os serviços de uma portaria virtual. Mais do que um simples controle de acesso, trata-se de uma solução complexa e inteligente em termos de segurança, que permite a vigilância contínua de todas as áreas de interesse do condomínio.
Esse recurso também agrega valor ao prédio que o adotou, pois é uma escolha moderna e elegante. Nela, os funcionários responsáveis pelo monitoramento remoto são fortemente treinados e estão completamente protegidos de qualquer interferência externa, não ficando vulneráveis ao ataque de pessoas mal intencionadas.
A central pode acionar as autoridades imediatamente em caso de quaisquer roubos, furtos, invasões ou outros crimes. E, se a portaria virtual estiver incorporada a outros módulos de vigilância, também é possível acionar a equipe dessa prestadora, para que ela tome as devidas providências.
Há a possibilidade de, inclusive, criar relatórios contendo os dias e horários das entradas de pessoas cadastradas. São emitidos até mesmo extratos sobre quem autorizou o acesso, com registros de gravação dos áudios de tais autorizações e das imagens geradas, o que deixa tudo muito claro em caso de algum problema ou discordância.
Como podemos ver, trata-se de uma solução inteligente e econômica, que torna o controle de entrada muito mais preciso e eficiente em qualquer tipo de condomínio — seja ele residencial ou comercial.
Se você ainda estava em dúvida, tenha a certeza de que essa é a melhor opção para deixar suas noites de sono mais tranquilas e proteger sua família.
Gostou de saber mais sobre a portaria virtual? Então, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajudar a levar informação para seus contatos? Até a próxima!