Nos últimos anos, com o desenvolvimento da economia, ocorreram muitas mudanças no comportamento do brasileiro. Atualmente, as pessoas estão se casando mais velhas, contudo, estão deixando de viver com os pais cada vez mais jovens. Isso faz com que exista uma grande demanda por apartamentos compactos.
Como esse brasileiro passa muito tempo fora de casa trabalhando ou estudando, ele não precisa de muito espaço em sua residência. Por isso, as construtoras têm investido em empreendimentos que possuem boa localização e com pequenos espaços — é possível encontrar em Belo Horizonte diversas residências com esse padrão.
No entanto, viver em um apartamento compacto, além de ser uma escolha racional, pode ser considerado um ótimo estilo de vida. Sendo assim, além das pessoas solteiras, muitos recém-casados e profissionais que desejam morar mais próximo do trabalho optam por viver dessa maneira.
Continue a leitura deste artigo e descubra as vantagens de se viver em um imóvel desse padrão e o porquê dele está se tornando tendência no mercado imobiliário.
Por que o apartamento compacto se tornou uma tendência?
Também conhecido como studio, os apartamentos compactos são uma tendência mundial que está ganhando espaço em terras tupiniquins. Segundo o Secovi-SP, aproximadamente 38% dos lançamentos imobiliários na cidade de São Paulo são de unidades com até 45 metros quadrados.
Mas, por que está surgindo essa tendência? A resposta é simples: ocorreram diversas mudanças demográficas e no comportamento das pessoas, as quais fizeram com que os consumidores preferissem morar em residências menores.
Na última década, segundo o IBGE, ocorreu um aumento do número de brasileiros que moram sozinhos e uma diminuição no tamanho das famílias. Com isso, muitas pessoas optaram por viver em apartamentos menores, ainda mais quando ele está localizado em áreas nobres ou próximos ao seu trabalho. Outro importante motivo é a praticidade que um imóvel desse tipo proporciona, pois ele demanda menos trabalho de limpeza e manutenção.
Outro fator que contribui pelo aumento da demanda por apartamentos compactos foi a mudança dos planos diretores nos municípios. Em muitos casos, ocorreram limitações no potencial de construção nos bons bairros de uma cidade, sendo que houve uma diminuição no número de andares nos novos prédios. Isso resultou em uma valorização dos imóveis situados nessa região, fazendo com que os custos de construção aumentassem.
Por que as construtoras estão investindo nesse tipo de imóvel?
Conforme já foi discutido, ocorreram mudanças na estrutura familiar e nos hábitos do brasileiro, o que resultou em um aumento constante na demanda por apartamentos compactos. Dessa forma, para atender esse consumidor, as construtoras têm investindo cada vez mais em unidades com até 45 metros quadrados.
Na cidade de Belo Horizonte, por exemplo, já existem empreendimentos desse padrão, sendo possível encontrar apartamentos compactos com até 18 m². Contudo, apesar desse imóvel aparentar aperto, com um projeto de mobiliário funcional é possível aproveitar melhor o espaço, a ponto de proporcionar um bom conforto ao morador.
Para tornar mais atrativo o imóvel, muitas construtoras compensam o pequeno espaço da área privativa com uma área comum cheia de mimos e de serviços semelhantes aos oferecidos por hotéis. É possível encontrar condomínios que oferecem lavanderia completa, espaço de coworking, academia, área de lazer e piscina. Além de proporcionar qualidade de vida, essas áreas proporcionam comodidade ao morador, sendo bem vista por quem possui uma rotina agitada.
Um dos principais problemas das grandes cidades é o trânsito congestionado. Para não enfrentá-lo em seu dia a dia, muitas pessoas desejam viver próximas ao seu local de trabalho. No entanto, a maioria das empresas se localizam em regiões centrais ou em áreas nobres, as quais possuem um alto preço pelo metro quadrado.
Sendo assim, apesar de não ter condições de viver em um apartamento normal em um determinado local, muitos profissionais preferem morar em um imóvel menor do que enfrentar diariamente várias horas de congestionamento. Fazendo com que aumente ainda mais a demanda por apartamentos compactos.
Além dos trabalhadores e dos solteiros, os investidores no mercado imobiliário é um outro público que vê com bons olhos a aquisição de um apartamento compacto. Como muitas pessoas preferem alugar um imóvel ao invés de comprá-lo, existe uma boa demanda pela locação de residências desse porte. Outra vantagem é a rentabilidade, uma vez que imóveis pequenos proporcionam maiores lucros do que as residências mais espaçosas.
O que leva uma pessoa a adquirir um apartamento compacto?
Morar em um apartamento compacto é muito mais do que uma escolha racional, é um estilo de vida que atrai muitas pessoas. Ainda mais que, uma das principais vantagens desse padrão de imóvel é a sua localização em pontos privilegiados de uma cidade, com maior possibilidade de mobilidade urbana e com a necessidade de realizar um investimento menor.
Entretanto, morar em um studio proporciona muito mais vantagens do que apenas essas. Por ter que viver em um espaço menor, obviamente, será necessário um investimento inferior ao que seria necessário para mobiliar um apartamento tradicional.
Outra grande vantagem dos apartamentos pequenos é a facilidade para mantê-los limpos e organizados. Além de possuir poucos móveis, um imóvel desse porte exige que o morador pense no que se pode ter dentro de casa, pois, excesso de objetos se transformam facilmente em bagunça. Dessa forma, ele ganha praticidade e consegue economizar tempo e dinheiro na higienização da residência.
Além de economizar na limpeza, um apartamento compacto proporciona menor valor de manutenção e de tributos. Como ele possui uma menor área, os custos com reformas e reparos tendem a ser mais baixos. Também é bom lembrar que o tamanho do imóvel influencia no montante que será pago em impostos, como o IPTU.
Por fim, devido à facilidade de revender ou alugar um imóvel desse porte, muitas pessoas consideram a aquisição de um apartamento compacto como racional. Sem contar que muitos investidores preferem aplicar seus recursos nesse tipo de residência do que investir em imóveis com maiores áreas.
Devido a todas essas vantagens, muitas pessoas estão preferindo morar em um apartamento compacto, fazendo com que essa tendência continue por vários anos.
Caso você tenha se interessado por um imóvel desse padrão, descubra agora mesmo as vantagens de ter um apartamento pequeno em BH. Até a próxima!
Oportunidades Valore Imóveis, confira!