De repente, os filhos saíram de casa, o imóvel ficou grande demais, a família vai crescer, ou, simplesmente, já passou do tempo e você está pensando em se mudar. Mas, aí vem a pergunta que não quer calar: como vender meu apartamento?
Por mais incrível que o seu imóvel possa ser, sempre existem aspectos que precisam ser melhorados para que a venda seja bem-sucedida.
Separamos algumas dicas podem ajudar você a vender o seu apartamento com mais agilidade e sem perder dinheiro. Confira!
Coloque a documentação em ordem
Tanto a sua documentação como a do seu apartamento precisam estar em dia. É importante que você apresente a certidão atualizada do registro do imóvel, a matrícula e também os comprovantes de pagamento do IPTU, para que o futuro comprador esteja seguro de que não herdará dívidas.
Proprietários com dívidas que possam envolver a transferência de propriedade do apartamento ou um imóvel integrante de um inventário ou parte de uma disputa durante um processo de separação são alguns exemplos de situações que podem colocar o sucesso da venda em risco.
Defina um preço compatível com o mercado
Não adianta querer ganhar dinheiro de forma fácil em cima da venda do imóvel, nem se iludir com o valor emocional que o apartamento representa para você. É preciso ter o pé no chão. Uma boa forma de fazer isso é pesquisar na vizinhança o preço de imóveis parecidos com o seu — em idade de construção, em nível de conservação e em tamanho. Dessa forma, você tem uma ideia mais clara do preço real de mercado que está sendo praticado e chama a atenção de mais interessados.
Outra opção é pedir uma avaliação imobiliária. Se uma imobiliária estiver cuidando da venda do seu imóvel, normalmente ela avaliará seu bem sem custo algum. É importante ter esse valor em mente, já que os profissionais da área poderão comparar seu imóvel com outros, analisar o valor do metro quadrado da região e levar em conta aspectos mercadológicos que talvez você não saberia. Assim será mais fácil chegar no preço de mercado do seu imóvel.
Seja flexível
Quanto maior a sua flexibilidade, maiores serão as chances de fechar negócio. Portanto, avalie a possibilidade de receber um interessado à noite ou no fim de semana, sempre respeitando o bom senso e tomando cuidado com a sua segurança, além de avaliar um pagamento parcelado ou por meio de um financiamento.
Capriche na aparência do seu imóvel
Existe uma estimativa comum no mercado imobiliário que uma pintura simples e a troca de piso valoriza o preço do imóvel. E isso é fato: quanto mais apresentável ele estiver, maiores são as chances de venda.
Por isso, não economizar em pequenos reparos, como vazamentos, eliminação de mofo e até um toque no jardim, pode fazer toda a diferença.
Se o imóvel necessitar de consertos mais profundos e estruturais, seja sincero com o interessado. Isso reforça a sensação de confiança dele em você, o que pode reverter em pontos positivos para o processo de venda.
Na hora de receber uma visita, não se esqueça de deixar o ambiente limpo e neutro, já que elementos aparentemente bobos, como a imagem de um santo ou o símbolo de um time de futebol, podem afastar possíveis compradores com ideias e gostos diferentes.
Cumpra o prazo de entrega do imóvel
O prazo de entrega é importante para quem está em busca de um imóvel. Muitas vezes o comprador está com pressa de se instalar e, após fechar o negócio, terá vontade de dar entrada o quanto antes. Por isso, quanto antes você desocupá-lo, melhor para você.
Contrate uma imobiliária de confiança
Para que a venda do seu apartamento ocorra com maior segurança, contrate uma imobiliária séria, de credibilidade e com tradição no mercado. Você não precisa anunciar em diversas imobiliárias para atingir seu objetivo. Basta uma em que você possua plena confiança.
A imobiliária conhece os canais certos para divulgar o seu imóvel e filtra todas as ligações e e-mails para que você não perca tempo com curiosos que, na verdade, não teriam condições de arcar com a compra do seu apartamento.
Escolha uma empresa especializada naquilo que você está buscando. Assim, ela pode ajudar você em todos os trâmites necessários para vender o seu imóvel e, claro, para comprar outro. 🙂