Quero me mudar, mas como posso vender meu apartamento?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quero me mudar, mas como posso vender meu apartamento

De repente, os filhos saíram de casa, o imóvel ficou grande demais, a família vai crescer, ou, simplesmente, já passou do tempo e você está pensando em se mudar. Mas, aí vem a pergunta que não quer calar: como vender meu apartamento?

Por mais incrível que o seu imóvel possa ser, sempre existem aspectos que precisam ser melhorados para que a venda seja bem-sucedida.

Separamos algumas dicas podem ajudar você a vender o seu apartamento com mais agilidade e sem perder dinheiro. Confira!

Coloque a documentação em ordem

Tanto a sua documentação como a do seu apartamento precisam estar em dia. É importante que você apresente a certidão atualizada do registro do imóvel, a matrícula e também os comprovantes de pagamento do IPTU, para que o futuro comprador esteja seguro de que não herdará dívidas.

Proprietários com dívidas que possam envolver a transferência de propriedade do apartamento ou um imóvel integrante de um inventário ou parte de uma disputa durante um processo de separação são alguns exemplos de situações que podem colocar o sucesso da venda em risco.

Defina um preço compatível com o mercado

Foto 1 - Preço compatível (post quero comprar como vender)

Não adianta querer ganhar dinheiro de forma fácil em cima da venda do imóvel, nem se iludir com o valor emocional que o apartamento representa para você. É preciso ter o pé no chão. Uma boa forma de fazer isso é pesquisar na vizinhança o preço de imóveis parecidos com o seu — em idade de construção, em nível de conservação e em tamanho. Dessa forma, você tem uma ideia mais clara do preço real de mercado que está sendo praticado e chama a atenção de mais interessados.

Outra opção é pedir uma avaliação imobiliária. Se uma imobiliária estiver cuidando da venda do seu imóvel, normalmente ela avaliará seu bem sem custo algum. É importante ter esse valor em mente, já que os profissionais da área poderão comparar seu imóvel com outros, analisar o valor do metro quadrado da região e levar em conta aspectos mercadológicos que talvez você não saberia. Assim será mais fácil chegar no preço de mercado do seu imóvel.

Seja flexível

Quanto maior a sua flexibilidade, maiores serão as chances de fechar negócio. Portanto, avalie a possibilidade de receber um interessado à noite ou no fim de semana, sempre respeitando o bom senso e tomando cuidado com a sua segurança, além de avaliar um pagamento parcelado ou por meio de um financiamento.

Capriche na aparência do seu imóvel

Foto 2 - Capriche (post quero comprar como vender)

Existe uma estimativa comum no mercado imobiliário que uma pintura simples e a troca de piso valoriza o preço do imóvel. E isso é fato: quanto mais apresentável ele estiver, maiores são as chances de venda.

Por isso, não economizar em pequenos reparos, como vazamentos, eliminação de mofo e até um toque no jardim, pode fazer toda a diferença.

Se o imóvel necessitar de consertos mais profundos e estruturais, seja sincero com o interessado. Isso reforça a sensação de confiança dele em você, o que pode reverter em pontos positivos para o processo de venda.

Na hora de receber uma visita, não se esqueça de deixar o ambiente limpo e neutro, já que elementos aparentemente bobos, como a imagem de um santo ou o símbolo de um time de futebol, podem afastar possíveis compradores com ideias e gostos diferentes.

Cumpra o prazo de entrega do imóvel

O prazo de entrega é importante para quem está em busca de um imóvel. Muitas vezes o comprador está com pressa de se instalar e, após fechar o negócio, terá vontade de dar entrada o quanto antes. Por isso, quanto antes você desocupá-lo, melhor para você.

Contrate uma imobiliária de confiança

Para que a venda do seu apartamento ocorra com maior segurança, contrate uma imobiliária séria, de credibilidade e com tradição no mercado. Você não precisa anunciar em diversas imobiliárias para atingir seu objetivo. Basta uma em que você possua plena confiança.

A imobiliária conhece os canais certos para divulgar o seu imóvel e filtra todas as ligações e e-mails para que você não perca tempo com curiosos que, na verdade, não teriam condições de arcar com a compra do seu apartamento.

Escolha uma empresa especializada naquilo que você está buscando. Assim, ela pode ajudar você em todos os trâmites necessários para vender o seu imóvel e, claro, para comprar outro. 🙂

Ficou com alguma dúvida? Comente!

está na hora de se mudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *