Morar em uma cobertura tem inúmeras vantagens. Mas, você sabia que existem vários tipos e grandes diferenças entre eles? É importante conhecer cada modelo para escolher o que combina e se adequa melhor às suas necessidades e da sua família.
Já ouviu falar em coberturas tríplex, duplex, top house e linear? Neste post mostraremos o que são, vantagens, características e muito mais sobre os tipos de coberturas existentes no mercado.
Se interessa pelo tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!
Modelos de cobertura
Quem busca morar em um bom espaço com área de lazer privativa e vista privilegiada deve optar por uma cobertura. Hoje, esse é um dos ambientes mais procurados na hora de adquirir um imóvel.
As distintas formatações são um diferencial desses espaços, que podem ser adaptados conforme gosto e preferências. Conheça alguns modelos de cobertura:
Duplex
As coberturas duplex têm dois andares, sendo que o primeiro abriga os quartos, a sala e a cozinha, e o segundo integra-se à área de lazer. Os dois andares se comunicam e formam uma unidade.
A divisão do duplex ocorre usualmente de forma padronizada: no primeiro andar, onde está a entrada para o apartamento, ficam as áreas sociais, como sala, escritório e os espaços de serviço, como cozinha e lavanderia; os quartos podem estar tanto no primeiro quanto no segundo pavimento. O espaço de lazer fica no topo de edifício, com churrasqueira, piscina (em alguns casos) e área descoberta para jardim, para tomar sol etc.
A comunicação de um andar para o outro é feita por escada, mas há edifícios com elevador privativo dentro do imóvel.
Tríplex
No tríplex, como já diz o nome, são três andares. Ele permite ambientes melhor divididos e demarcados.
É usual que o terceiro andar, no topo do prédio, seja composto por áreas de serviço e de lazer, com piscina, salão de jogos e até mesmo sala de cinema. O segundo andar, por sua vez, é exclusivo para quartos e banheiros, enquanto o primeiro recebe áreas comuns como salas, cozinhas, por exemplo.
A comunicação entre os andares também é feita habitualmente por escadas, mas elevadores privativos internos são ainda mais comuns nesse modelo. Alguns edifícios permitem ainda que o acesso ao imóvel seja feito tanto pelo primeiro andar quanto diretamente ao terceiro nível.
Linear
A linear une área coberta e espaço livre para lazer em um mesmo andar, ou seja, é uma cobertura sem divisão de andares. Ela dispensa a necessidade de escadas internas para trânsito ou até mesmo um elevador privativo.
É indicada para quem mora com crianças ou idosos, por exemplo, ou até para quem gosta de interagir mais diretamente com familiares e visitantes.
Top House
Há ainda os chamados "top house" que também estão fazendo sucesso hoje em dia. Eles são montados utilizando a lógica contrária de um duplex.
Neles, lazer e áreas sociais estão localizados no primeiro pavimento, com salas e cozinha para convivência comum, enquanto, no segundo nível, encontram-se quartos e outros espaços íntimos.
Vantagens das coberturas
Somente quem mora em uma cobertura encontra algumas vantagens exclusivas, um exemplo é a vista privilegiada do entorno. Para quem curte momentos de relaxamento, apreciar a visão da cidade e do pôr do sol pode ser excelente.
A privacidade é outro ponto que conta a favor. Por estar nos últimos andares dos prédios, esse tipo de imóvel permite que você não seja incomodado com barulhos de vizinhos ou vindos da rua.
Além disso, em coberturas estruturadas com piscinas, churrasqueira e outros itens de lazer, sua individualidade estará assegurada, já que só participa da sua confraternização quem você realmente convidou.
Encontrar uma cobertura adequada às suas necessidades e gostos é possível, basta optar pelo modelo preferido e contar com a ajuda de empresas especializadas no ramo.
Agora que você conheceu os tipos de coberturas existentes, entre em contato com a Valore Imóveis e fique por dentro do mercado imobiliário e das melhores oportunidades!