Análise SWOT de um imóvel: entenda o que é e qual a sua importância

Tempo de leitura: 3 minutos

A compra de uma residência é um momento muito importante para muitas pessoas, pois, além de ser um sonho realizado, provavelmente será um dos maiores investimentos que será feito em sua vida. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher o imóvel ideal, dado que uma decisão errada não poderá ser desfeita.

Para reduzir os riscos no momento da escolha, não é preciso reinventar a roda. Basta importar algumas ferramentas de outras áreas que permitirá a análise de diversas opções e se decidir pela melhor. Dessa forma, é possível criar uma análise SWOT de um imóvel, sendo que, por meio dessa ferramenta — a qual é muito empregada no planejamento empresarial —, será possível ponderar todos os prós e contras de uma determinada propriedade.

Continue a leitura deste artigo e descubra como essa metodologia poderá lhe ajudar no momento de decidir por qual imóvel adquirir.

O que é a análise SWOT?

Basicamente, a Análise SWOT é uma ferramenta que permite analisar, de maneira clara, os ambientes interno e externo de uma empresa com o objetivo de proporcionar um melhor autoconhecimento que facilitará a tomada de decisão. Apesar de ser usada normalmente no planejamento estratégico empresarial, nada impede de utilizá-la para auxiliar a escolha de qual imóvel adquirir.

A palavra SWOT é uma sigla das palavras streghts (força), weakness (fraqueza), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Também conhecida pelo nome em português de Matriz FOFA, essa ferramenta pode ser um grande diferencial para uma pessoa que deseja adquirir uma residência, independentemente do motivo da aquisição.

Qual a importância e os benefícios?

A principal vantagem de realizar uma análise SWOT de um imóvel, conforme já explicamos, é conseguir realizar uma decisão embasada em uma avaliação crítica de alguns fatores. Dessa forma, diminuem as chances de comprar uma propriedade que não atenda às necessidades do comprador ou que poderá ser uma fonte de dores de cabeça.

Além de permitir uma tomada de decisão mais segura, a matriz FOFA possibilita um melhor conhecimento do potencial do imóvel, permitindo também analisar todos os pontos positivos e negativos que a propriedade possui.

Como fazer a análise SWOT de um imóvel?

Para conseguir realizar uma análise SWOT de um imóvel, primeiro é necessário saber que será necessário avaliar os fatores internos e externos que influenciarão sua decisão. Os fatores internos são as forças (streghts) e fraquezas (weakness) do imóvel. Enquanto os fatores externos são as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats).

Fatores Internos

As forças são todas as qualidades que um imóvel possui, são também os principais diferenciais que o destaca das demais opções. Entre as qualidades, podem ser: um projeto bem elaborado; o número e tamanho dos quartos; a área útil; ou até mesmo o preço.

Já as fraquezas são alguns aspectos que poderão fazer o comprador não optar pela propriedade analisada. Uma má conservação do imóvel, um preço elevado ou uma construção mais antiga e apertada, podem ser considerados como pontos negativos de uma determinada residência.

Fatores Externos

As oportunidades são fatores que não são influenciados pelo imóvel. Ou seja, não adianta reformar completamente a residência que nada mudará. Podem ser consideradas como oportunidades uma localização privilegiada; um crédito facilitado; uma região mais segura; e até mesmo proximidade ao trabalho.

Já as ameaças, são condições externas que prejudicam a escolha pela residência. Podem ser consideradas assim uma baixa flexibilidade na negociação; existência de vizinhos problemáticos; a violência da região; uma área mais barulhenta; e um bairro sem infraestrutura.

Como você pôde perceber, fazer uma análise SWOT de um imóvel é uma maneira prática de conseguir identificar os aspectos que influenciarão sua moradia em uma determinada propriedade, facilitando assim perceber os prós e contras que sua escolha acarretará.

Caso você queira mais informações de como adquirir um novo imóvel, baixe este ebook. Com certeza ele lhe será muito útil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *