As 10 melhores escolas na região Centro-Sul de BH

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando uma família muda de casa, um dos principais fatores avaliados pelos pais é se há boas escolas próximas ao novo endereço. Isso porque oferecer melhores escolas para seus filhos é uma preocupação de qualquer família.

Essa preocupação é extremamente válida. Afinal, ter uma instituição de ensino perto de casa significa mais segurança dos filhos, à medida que reduz o deslocamento e, dessa forma, contribui para o bem-estar de toda a família.

Para quem mora ou pretende morar na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o maior desafio é a escolha, pois as melhores escolas de BH estão localizadas nessa área. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos as principais que, em comum, apresentam o fato de já terem sido listadas como os melhores escolas do Brasil e de manterem excelentes taxas de aprovação no Enem. Confira!

1. Colégio Santo Antônio

Localizado em endereço nobre da cidade, próximo à Praça da Savassi, o Colégio Santo Antônio é reconhecido por exigir muito de seus alunos desde o primário até o final do Ensino Médio.

Essa característica permite que ele seja procurado por pais que querem que seus filhos estejam preparados desde o início da alfabetização até a prova do ENEM. O colégio utiliza a pedagogia franciscana como base de ensino – é, portanto, uma escola católica.

É considerado um colégio extremamente puxado. Apesar de ter um índice relevante de abandono no Ensino Médio (justamente por ser tão difícil), tem uma excelente relação custo-benefício. Se seus filhos gostam de estudar e buscam os cursos mais concorridos do vestibular, com certeza essa será uma ótima opção.

2. Colégio Bernoulli

Colégio Bernoulli nasceu apenas como um pré-vestibular nos idos do ano 2000. Logo o índice de aprovação dos alunos em instituições concorridas, como UFMG, ITA e Unicamp, chamou atenção de pais e investidores.

Atualmente, as sedes do colégio funcionam no bairro Santo Agostinho e no bairro de Lourdes com Ensino Fundamental e Médio. Todos os alunos estudam com material didático produzido pelo próprio colégio, fato que, aos olhos de muitos especialistas, é a chave do sucesso desta instituição.

Em 2015, foi considerado o quinto melhor colégio do país. É procurado principalmente por alunos que buscam entrar no curso de Medicina das universidades federais, porém é um excente preparo para qualquer graduação.

3. Coleguium

Ao todo, o Coleguium conta com 16 unidades espalhadas pela capital mineira. Entre elas, a unidade de Lourdes é a única localizada na região Centro-Sul e oferece o curso infantil e o Ensino Fundamental.

O fato de ser uma grande rede com mais de 3.500 alunos não interfere na qualidade do ensino prestado: neste ano, foi reconhecido pelo MEC como o nono melhor colégio do Brasil. Além disso, é um colégio moderno que espera formar cidadãos atuantes e inovadores para sociedade, baseando-se no estudo, na disciplina e na ética.

4. Colégio Loyola

Com quase 3.000 alunos, o Colégio Loyola disponibiliza vagas para alunos do Ensino Fundamental e Médio. A orientação é alicerçada pela pedagogia inaciana, que prioriza a singularidade, a criatividade e a socialização do aluno para incentivar a afetividade, a autonomia e a espiritualidade.

Fundado em 1943 e com tradição conhecida em toda capital mineira, o colégio está localizado na Avenida do Contorno, bairro Cidade Jardim. Desde 2015, conta com um Núcleo de Inovação e Empreendedorismo que incentiva os alunos a aprender a linguagem computacional.

5. Colégio Santo Agostinho

Fundado em 1934, o colégio é também uma instituição católica que, a partir de valores cristãos e da filosofia agostiniana, busca desenvolver alunos com autonomia e responsabilidade. O colégio prega a formação integral, crítica e criativa. O Santo Agostinho acredita que é preciso incentivar o lado único de cada aluno para gerar autorrealização e valorização da comunidade, do ecossistema e da vida.

Hoje, além da unidade no bairro Santo Agostinho, o colégio está presente também em Contagem e em Nova Lima. Essa última unidade tem instalações supermodernas em um espaço imenso e, com certeza, é a melhor opção para quem mora em condomínios ou no Vale do Sereno e Vila da Serra.

O Santo Agostinho está bem posicionado entre as melhores escolas do estado e sua pontuação do ENEM o coloca como destaque no país.

6. Marista Dom Silvério

Fundado em 1941 pelos Irmãos Marista, o Dom Silvério está localizado na área nobre do bairro São Pedro. Os valores e a estrutura de ensino estão intimamente ligados aos preceitos da Igreja Católica.

Além disso, a instituição – que oferece cursos desde o maternal até o ensino médio – preza pela prática de esportes e contribui para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e que estejam aptos a agir de forma sustentável e solidária.

7. Colégio Santa Dorotéia

A fundação da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia tem mais de 175 anos. Foi fundada na Itália em 1834 pela freira Paula Frassinetti. Em Belo Horizonte, o Colégio Santa Dorotéia funciona desde 1962, trazendo toda a tradição e qualidade de ensino da instituição italiana.

Atende desde as crianças da educação infantil até os adolescentes do ensino médio, com um projeto pedagógico e uma proposta educativa que contam com professores extremamente qualificados e uma ampla estrutura para oferecer sempre as melhores opções para os seus alunos.

8. Fundação Torino

A metodologia adotada pela Fundação Torino é reconhecida pelo fato de suas turmas sempre manterem uma quantidade limitada de alunos. Desse modo, o aprendizado ocorre com maior qualidade, pois os professores podem se dedicar ao esclarecimento de dúvidas de cada aluno de forma individual.

A escola atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e possui diversas atividades extracurriculares como práticas esportivas, ensino de idiomas e até mesmo a produção de uma revista e de uma rádio interna.

9. Colégio Edna Roriz

Há mais de 18 anos, o Colégio Edna Roriz é uma excelente opção de ensino na região de BH. A escola possui parcerias internacionais, proporcionando um programa de ensino que funciona exatamente como o high school americano.

O colégio funciona em turna integral, proporcionando aos alunos atividades extras como oficinas de arte, música e atividades voltadas para as questões sociais como o voluntariado.

10. Colégio Pitágoras Cidade Jardim

Com quase 50 anos de história, o Colégio Pitágoras se destaca pela inovação tecnológica e uma linha educacional sempre de acordo com o que há de mais moderno no ensino.

A infraestrutura do colégio é um diferencial à parte: duas amplas bibliotecas, salas multimídia, galeria de arte, sete quadras poliesportivas, piscina semiolímpica, além de laboratórios de robótica, informática, química, física e biologia.

Agora que você já conhece as melhores escolas de BH, curta nossa página no Facebook para receber informações relevantes como essa diretamente na sua linha do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *