A compra de um imóvel é um momento que deve ser estudado e pensado com muito cuidado. Dependendo do contexto do mercado imobiliário, a compra pode representar uma perda ou um ganho financeiro. Afinal, há vários fatores que podem afetar o valor de um imóvel.
A localização, a luz solar e a segurança são alguns dos fatores que mais interferem no preço de um imóvel, sem contar o momento vivido pelo mercado financeiro. E, dessa vez, o mercado está favorável para o investimento.
Com a crise financeira, o valor dos imóveis caiu um pouco, favorecendo quem guardou um dinheirinho para fazer o investimento. Muito provavelmente, se você comprar um imóvel por agora, ele será valorizado mais para frente.
A compra de imóvel como investimento
Há quem acredite que o investimento em imóveis é um dos mais seguros. Isso pode ser verdadeiro se a compra for feita de maneira consciente e depois de muita pesquisa. Adquirir imóveis tende a ser um bom negócio porque a demanda por moradia é uma constante, já que sempre existem pessoas precisando de um lugar para morar (seja comprando ou alugando).
O segredo é comprar um imóvel com potencial de se valorizar depois. Com esse investimento em alta, as imobiliárias já se especializaram no atendimento de investidores e, graças ao crescimento da demanda, o mercado imobiliário já não é mais um espaço somente de investidores qualificados. Para investir bem, é preciso identificar boas oportunidades e escolher uma imobiliária de qualidade. Por isso, vamos te dar algumas dicas e sugestões sobre o que deve ser observado na hora de comprar um novo imóvel.
Importância da avaliação patrimonial
A avaliação patrimonial é fundamental para uma tomada de decisão consciente quando se trata de compra e venda de imóveis. É ela a ferramenta que indica, com muita precisão, a direção que se deve tomar em relação a um investimento financeiro, identificando os riscos e as vantagens de tal ação.
Esse tipo de avaliação é realizada por profissionais capacitados para isso, que serão encontrados em uma boa imobiliária. Ela é restrita a esses profissionais exatamente porque deve seguir uma série de regras e uma metodologia definida pelos órgãos competentes. Afinal, dar um parecer técnico que mensure o valor de um imóvel não é uma tarefa simples — e não segue somente a lógica de compra e venda e da lei de oferta e procura.
Para saber exatamente o valor do imóvel, com base em suas características, é imprescindível encomendar uma avaliação patrimonial. Realizada antes da negociação, essa avaliação, normalmente, leva em conta uma metodologia comparativa entre os dados do mercado sobre imóveis semelhantes e na mesma região. Além disso, também entram na avaliação a infraestrutura, o zoneamento e a mobilidade urbana.
Dicas para decidir sobre a compra de um imóvel
Muitos fatores devem ser observados antes da compra de um imóvel. Além da avaliação patrimonial, que citamos acima, há outros aspectos que devem ser levados em conta para fazer um investimento o mais seguro possível.
Avalie o contexto do mercado
A situação do mercado imobiliário interfere diretamente no seu investimento. Em 2016, com a crise financeira no Brasil, o preço dos imóveis sofreu uma queda, o que torna o momento favorável para a compra. Se você quiser um retorno em médio e em longo prazo, o momento é o ideal.
Dê preferência para imóveis na planta
Imóveis na planta podem ter um valor significativamente menor do que os imóveis já prontos. É possível que comprar um imóvel ainda em construção reduza os custos em 40%. Mas, para isso, é preciso que a imobiliária encontre construtoras de confiança, com boa reputação no mercado e com imóveis lançados. Outro ponto importante é que, ao comprar um imóvel na planta, você tem que estar disposto a esperar um tempo razoável até que a construção avance e o imóvel seja valorizado.
Conheça a demanda no momento
Se você vai comprar um imóvel para investimento, é preciso conhecer quais são as principais demandas de quem quer alugar ou comprar um apartamento para morar. No momento atual do mercado imobiliário brasileiro, as pessoas estão dando preferência para imóveis pequenos, de um ou dois quartos. Os compradores e os locatários dão mais preferência para a localização do que para o tamanho do imóvel.
Pesquisa sobre a vizinhança
A infraestrutura do bairro, com a oferta de serviços básicos, como supermercado, padarias, academias, escolas e bancos, é um fator que altera o valor do imóvel. O ideal é que eles fiquem a dois ou três quarteirões de distância da residência. Conversar com pessoas que já moram e conhecem bem o bairro é uma boa opção para avaliar a infraestrutura da região.
Preste atenção à localização
Além da infraestrutura comercial, é preciso avaliar o bairro em relação à mobilidade, com as opções de transporte público, as vias de acesso e o fluxo do trânsito. Quanto mais tranquilos e seguros o bairro e a rua, mais valorizado o imóvel. Também é importante prestar atenção nas possibilidades de crescimento do bairro. Novas construções comerciais, pontos de ônibus, parques e praças impactam diretamente no valor do imóvel.
Opte por imóveis que possuem áreas comuns
Áreas comuns, como quadras, piscinas, salão de festas e espaço para as crianças valorizam os imóveis. Ainda mais se já vierem decoradas e mobiliadas pela construtora. Normalmente, os condomínios demoram muito até decidirem o que será feito nas áreas comuns. É preciso realizar diversas reuniões, assembleias e votações entre os condôminos para se tomar qualquer decisão. Então, áreas comuns já entregues prontas pela construtora favorecem o investimento no imóvel. Além disso, prédios com porteiro 24 horas, mais de uma garagem e elevador costumam ser mais valorizados no mercado.
Repare bem nos acabamentos
Os acabamentos de um imóvel podem parecer um pequeno detalhe, mas, quando observados em conjunto, fazem toda a diferença. Os detalhes de acabamento influenciam muito no valor do imóvel porque são eles que causam uma boa impressão inicial. Caso você encontre um imóvel com um bom preço, mas com um acabamento não tão bom, lembre-se de que é possível fazer pequenos ajustes e modificar a decoração por um custo baixo. É preciso pensar no custo-benefício do valor investido na compra e do valor que será gasto nesses pequenos ajustes.
Gostou das nossas dicas sobre avaliação de imóveis? Não deixe de curtir a nossa página no Facebookpara ficar por dentro dos principais assuntos imobiliários. Nós sempre oferecemos informações e dicas sobre compra, venda e aluguel de imóveis.