Casa ou apartamento em Belo Horizonte? Qual é melhor para mim?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

casa ou apartamento em belo horizonte

Casa ou apartamento em Belo Horizonte? Essa é uma decisão difícil que qualquer pessoa um dia terá que passar. Se chegou a sua hora de escolher, vamos ajudar e mostrar as vantagens e desvantagens de cada opção!

Ao final do texto, você estará mais preparado para optar pela moradia ideal para o seu perfil neste momento. Então, sem perder mais tempo, vamos lá!

 

Morar em Casa em Belo Horizonte

Morar em uma casa pode significar ter mais espaço — para aproveitar e para cuidar. Se há mais liberdade, ao mesmo tempo, há mais responsabilidade. Confira os pontos positivos e negativos que você deve levar em conta antes de optar por uma casa:

Vantagens de morar em casa

morar em casa

Uma casa garante mais espaço e privacidade. Afinal de contas, ninguém baterá na sua porta para pedir que diminua o volume da música ou que termine a sua festa (embora existam limites), principalmente se você optar por um condomínio de casas.

Outro benefício de morar em uma casa é ter mais liberdade para seguir as suas próprias regras: pode-se adotar um animal de estimação, cuidar das suas plantas ou fazer um churrasco sem se preocupar muito.

O espaço para uma garagem própria também pode ser maior, assim como os cômodos. E há mais espaço, inclusive, para criar ambientes com a sua cara na decoração.

Desvantagens de morar em casa

O outro lado da moeda em relação ao espaço é que quanto mais área para aproveitar mais metros quadrados para limpar. Os gastos com manutenção são consideravelmente maiores.

Para quem viaja muito, a preocupação com a segurança também é maior, principalmente se a casa não estiver dentro de um condomínio. As contas de água e luz podem caracterizar outro problema, já que não são divididas, como no caso de apartamentos. Ou seja, é preciso controlar os custos por conta própria.

 

Morar em Apartamento em Belo Horizonte

Morar em um apartamento significa ter de seguir regras. Então, antes mesmo de assumir qualquer compromisso com uma imobiliária, estude o local e os hábitos dos moradores e veja se são compatíveis com os seus. Uma boa ideia é, caso goste de um imóvel específico, pedir a convenção de condomínio para ver se você está disposto a seguir as regras já estabelecidas. Talvez, por exemplo, você tenha 3 cachorrinhos em casa e o condomínio não aceite animais, o que poderia fazê-lo desistir da compra.

É fato que algumas regras podem ser um incômodo, principalmente durante o período de adaptação. Mas, após essa etapa você pode observar melhor os benefícios de viver em um apartamento. Dê uma olhada:

Vantagens de morar em apartamento

morar em apto

A grande vantagem de morar em um apartamento é a praticidade. Não é preciso gastar horas para mantê-lo limpo e arrumado e ainda é possível decorá-lo da forma que achar melhor, sem gastar muito com a manutenção.

Outra vantagem são as áreas de lazer. Muitos condomínios contam com piscina, quadra de esportes e até academia. Tudo isso a poucos andares de distância.

Você também pode organizar as suas festas, desde que respeitando os limites de som e horário estabelecidos entre os moradores.

Ah, e se você gosta de silêncio, morar em um andar alto pode ser uma ótima para uma noite tranquila de sono, além de poder conter uma vista de tirar o fôlego.

Desvantagens de morar em apartamento

O problema mais claro é a eventual falta de espaço. Quem se muda de uma casa para um apartamento costuma penar bastante por ser obrigado a desapegar de móveis, roupas e objetos que simplesmente não cabem na nova moradia.

A privacidade também pode ser um problema, visto que os vizinhos estão somente a uma parede de distância. Então, diga adeus ao som alto e às festas que varam à noite dentro do seu apartamento.

Manter animais de estimação grandes pode ser uma outra complicação. Caso você goste muito, a única opção é adotar um cão ou gato menor e que não faça muito barulho.

 

Casa ou apartamento: uma questão de necessidade

Como você pode ver, escolher entre casa ou apartamento traz consigo uma série de coisas boas e não tão boas.

No entanto, a decisão deve depender diretamente da sua situação pessoal e financeira no momento da escolha e dos seus planos para o futuro. Logo, questões como localização e dinheiro também precisam ser consideradas em primeira instância.

Em Belo Horizonte, existe uma segmentação bem clara entre os bairros com casas e bairros com prédios. Os bairros Cidade Jardim e Mangabeiras, por exemplo, têm regras que não permitem a construção de edifícios. Então, se for um dos bairros que você gosta, prepare-se para olhar uma casa. O Belvedere e Santa Lúcia já são bairros mistos, onde encontramos casas e apartamentos. Ao mesmo tempo, bairros novos como o Vila da Serra e Vale do Sereno vão dispor somente de prédios em toda a sua extensão.

Então, enumere as suas prioridades e veja qual a melhor opção para você neste momento. Lembre-se de que você é capaz de se adaptar aos eventuais transtornos de se morar tanto numa casa como num apartamento. Por isso coloque tudo o que falamos na balança e tome a melhor decisão para você neste momento!

Ficou com alguma dúvida? Quer contar como você fez a sua escolha ou tem uma dica que não colocamos aqui? Nós queremos muito ouvir! Deixe o seu comentário! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *