Conheça a história da padaria Savassi e da região

Tempo de leitura: 4 minutos

A Savassi é hoje um dos pontos mais badalados de Belo Horizonte. Bares, restaurantes, cafés, livrarias, lojas e shoppings estão lá, sempre atraindo os belo-horizontinos e os turistas que visitam a capital mineira. O que pouca gente sabe é que tudo começou com a padaria Savassi.

A região da Savassi, com sua famosa praça, já existia, mas não recebia esse nome. A praça, inclusive, era conhecida como 13 de maio. Nessa época, o local não se parecia em nada com a Savassi de hoje. As famílias mineiras mais tradicionais circulavam e moravam pelas pacatas ruas da região.

O movimento começou mesmo depois da inauguração da padaria Savassi, em 1940.

O início de tudo com a padaria Savassi

O nome oficial da Praça da Savassi é Diogo de Vasconcelos, em homenagem a um advogado e historiador, um dos fundadores da historiografia de Minas Gerais. Mas o nome popular da famosa praça se difundiu por causa da presença da Padaria e Confeitaria Savassi.

O estabelecimento pertencia a uma família de imigrantes italianos, de sobrenome Savassi. Amilcare Savassi era o então padeiro e o responsável pela padaria, que virou point na região.

A padaria Savassi ficava na frente da famosa praça, na esquina da rua Cristóvão Colombo e da avenida Getúlio Vargas, que à época era conhecida como avenida Paraúna. O movimento na frente da padaria fez com que a praça se tornasse um local de agito no, até então, tranquilo bairro.

Em meados de 1970, a padaria Savassi encerrou suas atividades na região, mesmo desfrutando de um imenso sucesso. A crescente especulação imobiliária nos bairros do centro-sul da capital mineira teve sua parcela de culpa. Estabelecimentos e residências foram perdendo lugar para prédios altos, os chamados arranha-céus.

A solução encontrada pela família Savassi foi abrir uma nova unidade da padaria na rua Rio Grande do Norte, ainda na região da Savassi, mas mais distante do centro comercial da época.

A padaria Savassi mudou de lugar, mas deixou seu legado na famosa Praça da Savassi, que ainda hoje é ponto de encontro de muitos jovens de Belo Horizonte. A padaria também deu início ao intenso movimento comercial que hoje é característica marcante da região.

A Savassi de hoje

Foi somente em 1991 que a Savassi foi oficializada como região de Belo Horizonte. Antes, o apelido, vindo da padaria, era utilizado somente de maneira informal pelos moradores da capital.

A região fazia parte do bairro Funcionários, um dos mais antigos de Belo Horizonte. Foi criado para abrigar funcionários públicos que vinham à nova capital mineira. Hoje, a região da Savassi é delimitada pela avenida Afonso Pena, rua da Bahia, rua Gonçalves Dias e avenida do Contorno.

Com a crescente popularização e movimento constante, a praça da Savassi e a região, de maneira geral, passaram por uma revitalização em 2011. Quatro fontes, calçadões fechados, novos postes de iluminação e uma ciclovia fazem parte agora do cenário da badalada região.

Os principais pontos da Savassi

Opções de lazer é o que não falta na região da Savassi. Existe uma programação para cada tipo de gosto. Quem gosta da vida noturna, bares e boates se tornam um programa certo nos finais de semana. Já quem gosta de desfrutar da cultura, cinemas, livrarias, museus e cafeterias são a melhor pedida.

Além disso, a diversidade de restaurantes permite aos belo-horizontinos e turistas desfrutarem do que tem de melhor na gastronomia. Além, é claro, das diversas lojas para serem visitadas.

Vamos, então, aos principais pontos de visitação na Savassi.

  • Praça da Liberdade: a charmosa praça se tornou hoje um circuito cultural, com diferentes museus ao seu redor.
  • Pátio Savassi: a prova de que a Savassi se tornou um polo comercial foi a criação do shopping Pátio Savassi na região, que abriga muitas lojas, restaurantes e cinema.
  • Quarteirão fechado: na rua Antônio de Albuquerque, o quarteirão foi fechado para abrigar uma diversidade de bares e restaurantes, nas proximidades da praça da Savassi.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a famosa região de Belo Horizonte, que se tornou popular com a inauguração da padaria Savassi? Se quiser compartilhar suas experiências, dar sugestões ou tirar dúvidas, deixe um comentário!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *