Saiba como manter seu imóvel seguro durante suas viagens

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é raro encontrar pessoas que, ao invés de descansar e curtir suas férias, ficam remoendo preocupação por deixar a casa ou o apartamento vazio no período de ausência.

Manter seu imóvel seguro durante as viagens não é uma preocupação infundada. Afinal, Belo Horizonte já teve até ladrão “Homem-Aranha”, preso em 2017.

Então, como curtir as férias tranquilamente sem morrer de preocupação com a segurança do seu lar?

Escolha um imóvel em um bairro seguro

O básico é escolher bem onde morar, pois comprar um apartamento ou uma casa em um bairro com altos índices de violência ou assaltos e roubos certamente não te deixará ter férias tranquilas.

Um boa estratégia é saber como avaliar a segurança do bairro ao comprar um imóvel para não ser surpreendido posteriormente.

Mantenha uma rede de contatos com vizinhos

Apesar de hoje em dia ser muito comum não conhecer o vizinho do apartamento ao lado, é importante manter uma rede de contato com quem mora próximo a você.

Nos momentos de ausência, comunique-os para que fiquem atentos às movimentações estranhas de forma que possam acioná-lo ou até mesmo chamar a polícia.

Vistorie os acessos e as janelas antes de viajar

É muito comum invasões que ocorrem por causa de janelas abertas ou portas destrancadas, como as de acesso à área de serviço dos prédios residenciais.

Você deve deixar as janelas fechadas e travadas por dentro, da mesma forma que todas as portas devem ser verificadas ao sair em viagem.

Evite sinalizar a sua ausência

Deixar cadeado para o lado de fora do portão ou mesmo manter luzes acesas até durante o dia são sinais de que não há ninguém na residência e isso pode despertar a atenção de ladrões.

A dica é instalar temporizadores em algumas lâmpadas, pois permitem acioná-las apenas conforme a luminosidade do dia ou após determinados períodos.

Instale um sistema de alarme

Se você tem a possibilidade de profissionalizar a proteção da sua casa, não pense duas vezes antes de instalar um sistema de alarme ou contratar um serviço de vigilância.

O simples fato de um alarme que detecta movimentos e gera um alerta sonoro já pode ser suficiente para prevenir invasões. Melhor ainda se houver uma equipe pronta para ir ao local para averiguar.

Use câmeras com acesso remoto

Com um pequeno investimento e uma boa conexão de internet banda larga, é possível instalar câmeras em pontos estratégicos e configurar um link especial para acessá-las.

Dessa forma, em qualquer lugar com acesso à internet, você pode acionar as câmeras e verificar se está tudo certo no interior ou nas áreas externas da sua residência.

Retire todos equipamentos da tomada

Manter seu imóvel seguro não quer dizer apenas deixar possíveis invasores longe dela enquanto você viajar. É preciso protegê-lo de uma forma  ampla.

Afinal, pior do que ter itens da sua casa ou apartamento subtraídos em sua ausência, é chegar de viagem e encontrar seu lar danificado por um incêndio. 

Contrate um seguro residencial

Seja por assalto, furto ou por outro sinistro, uma das formas interessantes para  evitar prejuízos durante as férias ou mesmo uma viagem rápida é a contratação de um seguro residencial.

Esses seguros têm uma cobertura básica e podem oferecer diversos outros serviços que garantirão a sua tranquilidade nos momentos de ausência do seu lar.

Quer saber mais sobre seguros? Acesse nossos conteúdos sobre seguros residenciais em imóveis alugados e sobre seguro contra incêndios ou fale com nossa equipe. Temos parceiros sólidos para lhe indicar, caso precise. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *