Descubra as vantagens de conceder exclusividade de venda do imóvel

Tempo de leitura: 3 minutos

Existe uma prática no mercado imobiliário que, apesar de ser bastante eficiente, encontra certa resistência: a concessão de exclusividade de venda do imóvel a uma única imobiliária ou corretor.

Em geral, os proprietários acreditam que este modelo de venda compromete a visibilidade do imóvel, que ficaria “escondido”, com menos chances de ser negociado. Na realidade, o resultado pode ser exatamente o contrário.

Neste post, vamos mostrar quais as vantagens que a concessão do direito à exclusividade de venda do imóvel pode garantir para o vendedor. Confira!

Qualidade na negociação

Quando detém a exclusividade, o corretor pode dedicar atenção especial a todo o processo de venda do imóvel, reservando mais tempo tanto para elaborar estratégias de negociação quanto para aprimorar as visitas dos interessados.

Uma vez disponível para várias imobiliárias, sua casa ou apartamento pode se tornar apenas mais uma opção em uma vasta carteira de imóveis, sem provocar esse esforço diferenciado de quem faz a intermediação do negócio.

Ele até pode ser visitado por vários interessados, mas poucas negociações evoluem de forma produtiva. Este esforço diferenciado de venda somente o intermediário exclusivo garante.

Valorização do imóvel

Quando encontra o mesmo imóvel anunciado em várias imobiliárias, muitas vezes com diferentes enfoques e estratégias de venda, o comprador pode ter a impressão de que há urgência para a venda. Isso pode desvalorizar o bem, fazendo com que as propostas pelo mesmo sejam mais baixas.

O corretor exclusivo valoriza o imóvel que só ele pode negociar, tratando-o como uma unidade realmente diferenciada. Isso resulta em negociações mais rentáveis para o vendedor.

Negociação com menor risco

Ao anunciar um imóvel em diversas imobiliárias, há alguns riscos de contratempos que podem, inclusive, gerar prejuízo ao vendedor. Uma destas situações ocorre quando o comprador abre negociações com diferentes corretores ou imobiliárias, por exemplo.

Imagine que o interessado visitou o imóvel acompanhado de um corretor, mas fechou o negócio com outro, de outra imobiliária. O primeiro profissional poderá se sentir prejudicado e pleitear comissão pela intermediação.

O comprador também pode ter prejuízos ao escolher um imóvel que não é vendido com exclusividade, pois enquanto ele visita e avalia a transação o bem pode já estar negociado por outra imobiliária.

Segurança no processo

Delegar a missão de intermediar a venda do imóvel a uma única empresa ou um único profissional também garante tranquilidade ao proprietário no que se refere à segurança. É uma forma de controlar melhor quem tem acesso ao imóvel e também os horários das visitas.

Ao anunciar o imóvel em diversas imobiliárias, muitas pessoas têm acesso às chaves do mesmo. E, caso ocorra algum problema, como um dano, é mais difícil apurar quem é o responsável. Se o vendedor ainda reside na casa ou apartamento, este aspecto ganha especial importância.

Estas são algumas vantagens de conceder exclusividade de venda do imóvel a um único corretor ou imobiliária. Como você pode ver, ao contrário do que muitos pensam, esta é uma estratégia eficaz para valorizar o bem e acelerar a transação.

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas? Então, caso deseje vender seu imóvel na região centro-sul de Belo Horizonte, Belvedere ou Vila da Serra, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *