O que levar em conta na hora de comprar um apartamento?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O que levar em conta na hora de comprar um apartamento

A aquisição de um apartamento é algo bem mais complexo do que parece. É preciso analisar muitos fatores para que não se arrepender no futuro, afinal, você irá passar uma boa parte da sua vida dentro do seu novo imóvel.

No post de hoje, separamos uma lista de itens que você deve levar em conta na hora de comprar um apartamento em Belo Horizonte. Que tal ficar mais preparado?

Localização

O primeiro passo é escolher em qual região você pretende morar. É necessário procurar um local de fácil acesso, que seja estrategicamente posicionado em relação aos os lugares que você e sua família visitam no cotidiano, como trabalho, escola dos filhos, casa de algum parente ou amigo, entre outros.

Também é preciso saber mais sobre os estabelecimentos ao redor do imóvel, como bares, faculdades e igrejas que podem deixar a rua mais movimentada em alguns horários. Você deve verificar se o apartamento é perto de terminais de ônibus, supermercados, ou outros locais que possam ser interessantes e que podem facilitar o seu dia a dia.

Valores

Verificar o custo do imóvel também é um fator fundamental na hora da compra. O ideal é ter parte do dinheiro para pagar a entrada (mas pagar à vista também é uma opção, claro) e financiar ou consorciar o restante. A opção por financiamento ou consórcio vai depender do tempo que você tem para adquirir um imóvel e do seu perfil financeiro também. O ideal é conversar com seu corretor sobre as possibilidades para que ele te auxilie.

O importante ao se parcelar um imóvel é escolher um apartamento em que tenha prestações que caberão no bolso. Dificilmente os bancos financiam o valor total do imóvel e a maioria pede uma entrada no valor de 10% a 30% do apartamento.

Vale lembrar: é recomendado que você não comprometa mais que 30% do valor da sua renda mensal em cada parcela do financiamento. Por esses e outros motivos, é preciso ficar atento e escolher um imóvel que cabe no orçamento da família para não acumular dívidas e ter dores de cabeça no futuro.

Tamanho

Foto 2 - Tamanho (post o que levar em conta compra)

Com a quantidade de pessoas que vão morar no apartamento em mente, você agora deve pensar no tamanho do apartamento. Casais que passam o dia trabalhando e pessoas que moram sozinhas não precisam de espaços grandes. Normalmente, jovens que não têm planos para terem filhos podem morar sem problemas em um apartamento de 40 a 60 m².

No entanto, se o casal pretende ter filhos em no máximo três anos, o recomendado é escolher um apartamento com um quarto a mais. Ter um cômodo a mais para servir como quarto de hóspedes também é uma boa ideia para quem costuma receber muitas visitas.

Outro detalhe importante é saber o número de vagas de garagem e como é a área de lazer, sobretudo, se for uma família com crianças pequenas.

Andar e posição do apartamento

Foto 1 - Andar e posição (post o que levar em conta compra)

Os apartamentos que ficam nos últimos andares costumam ser mais procurados, isso porque ficam longe do barulho da rua, do playground e dos salões de festa, além de garantir uma vista melhor. No entanto, se você quer uma área livre para seus filhos ou pets e não quer ter preocupação com a altura, o primeiro andar pode ser uma ótima, pois costuma ter uma área livre externa que pode se transformar em um espaço super agradável.

Um ponto interessante para se observar é a posição do apartamento em relação ao sol. Os apartamentos virados para o norte recebem sol durante o inverno. Já os cômodos virados para leste recebem o sol da manhã, não sofrem tanto com o frio e nem com a umidade dentro do local. Já os de face para o sul recebem menos sol, muitas vezes somente durante o verão (e as vezes nem isso). Então, se essa é uma característica relevante para você, não deixe de analisar a posição do apartamento antes de comprá-lo.

Segurança

O consumidor deve procurar saber sobre os índices de segurança da região em que deseja morar, como é a segurança durante o dia e a noite, se há lugares desertos e outros pontos importantes.

Para tirar essas dúvidas, uma boa dica é visitar o local em diferentes horários, além de conversar com comerciantes locais e com vizinhos sobre a segurança da rua e do bairro. O Google Maps é uma ótima ferramenta para saber mais sobre a região, as rotas e as proximidades.

Além do investimento, o momento da compra de um apartamento requer muita atenção e cautela para avaliar todos os pontos positivos e os negativos do imóvel. É muito importante que você se sinta plenamente satisfeito com o lugar onde vai morar.

Na sua opinião, o que mais deve ser levado em conta na hora da compra de um apartamento? Deixe sua opinião nos comentários!

está na hora de se mudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *