Saiba como escolher o tamanho ideal de um imóvel novo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

tamanho ideal de um imóvelUm dos fatores mais importantes na hora de comprar uma casa ou um apartamento para morar é a metragem da propriedade. Uma unidade muito grande, por exemplo, pode custar caro e dar muito trabalho em termos de manutenção. Já uma residência apertada pode reduzir a qualidade de vida e tornar o dia a dia muito mais difícil.

Por isso, avaliar muito bem as nossas verdadeiras necessidades é um passo fundamental. É primordial considerar diversos fatores, de forma que a aquisição não se torne uma tremenda dor de cabeça no futuro.

Confira o conteúdo a seguir e saiba como escolher o tamanho ideal de um imóvel novo!

Tamanho ideal de um imóvel: o número de pessoas

Um dos primeiros cuidados que você precisa ter para escolher o tamanho ideal de um imóvel é o de fazer uma avaliação precisa. Você deve levar em conta não apenas as pessoas que vão morar com você, mas sim todos que podem usufruir da propriedade.

É essencial não se esquecer de que algumas pessoas podem, esporadicamente, ficar hospedadas na sua casa. Nesse caso, uma unidade mais ampla e com maior número de quartos é a melhor alternativa. Portanto, reflita bem sobre esse aspecto e escolha com consciência.

Projetos futuros

Avaliar o número de familiares é de extrema importância, mas seguramente não é tudo. Você deve considerar também os seus projetos futuros, pois uma propriedade é algo que ficará por anos ou décadas na sua vida.

Um jovem casal, por exemplo, costuma ter o orçamento doméstico mais enxuto e pode viver tranquilamente em uma propriedade pequena, como um loft.

No entanto, se a pretensão em médio prazo for a de ter filhos, essa unidade deixará de ser confortável assim que o primeiro bebê vier. Seus hábitos de vida e seu planejamento, certamente, devem impactar essa decisão.

Presença de animais

Muita gente não abre mão de criar animais de estimação e essa é uma variável muito importante na equação da escolha de um imóvel.

Dependendo da espécie e da raça, eles podem demandar um aumento muito elevado na metragem, especialmente se pensarmos em cachorros de grande porte. Uma casa com quintal, por exemplo, passa a ser indispensável, pois esses pets precisam correr e brincar para que não fiquem doentes ou estressados.

No caso de gatos, a situação é um pouco mais fácil: eles costumam se adaptar bem a apartamentos menores e se distraem com mais facilidade, além de não apresentarem nenhum problema com altura.

Trabalhar em casa

Trabalhar em casa pode ser muito prático, mas é um fator que não pode deixar de ser considerado na hora de escolher o tamanho ideal de um imóvel. Essa característica precisa ser levada em conta, pois os trabalhadores autônomos precisam de um espaço só seu para que possam desenvolver bem o seu potencial.

Isso demanda mais espaço privacidade e tranquilidade. Por isso, para quem precisa de um home office, é importante que a propriedade seja mais ampla ou que, pelo menos, tenha um cômodo reservado para essa finalidade.

E agora, já sabe como escolher o tamanho ideal de um imóvel novo? Gostou desse conteúdo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades do setor imobiliário!

Checklist

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *