Outubro Rosa na Valore Imóveis

Tempo de leitura: 1 minuto

Você já ouviu falar sobre o Outubro Rosa? Sabe o que é?

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que foi criada com um objetivo: alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

O movimento surgiu no Brasil em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo-SP, foi iluminado de rosa. A ação foi iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama e que receberam o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.

Em 2008 outras campanhas tomaram força fazendo com que o movimento se tornasse parte do calendário anual do país.

Por que aderir ao Outubro Rosa?

Aderir ao movimento Outubro Rosa é fundamental para estimular a busca de informações sobre o assunto.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em MG, a estimativa para 2019 é do registro de 5.360 novos casos de câncer de mama, sendo 1.060 só em Belo Horizonte. Dados do Instituto de Oncologia apresentam que mais de 35% das mulheres descobrem o câncer em estágio localmente avançado ou até mesmo metastático (quando o tumor já se espalhou para outros órgãos).

Então, para realizar esse diagnóstico precoce, é indicado que mulheres acima de 40 anos, façam o exame de mamografia periodicamente. Já para aquelas que possuem histórico de câncer na família, a indicação é que esse exame seja feito a partir dos 35 anos.

Uma curiosidade que poucos sabem é que o câncer de mama também pode atingir aos homens. Em proporção muito menor, mas acontece. Então, realizar o auto-exame nunca é demais.

Ou seja, descobrir no princípio é fundamental! Então, faça o auto-exame e, se percebeu alguma alteração, procure um médico. Cuide-se! Seu corpo é seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *