Ter um lar para chamar de seu e se livrar definitivamente do aluguel é um dos maiores sonhos e objetivos de vida de grande parte da população. Constituir um patrimônio pessoal que será herdado pelas gerações futuras e poder reformar, decorar e mobiliar do jeito que você sempre quis são apenas algumas das vantagens de adquirir um imóvel, seja ele novo, seja ele usado.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas na hora de comprar um apartamento antigo, por exemplo, e se perguntam se vale a pena adquiri-lo e reformá-lo ou se não seria mais fácil investir em um imóvel na planta ou em construção.
Se você é uma dessas pessoas, continue a leitura e entenda por que comprar e reformar um apartamento antigo pode ser um ótimo negócio!
Preços menores e estáveis
O menor valor de mercado dos apartamentos antigos é, certamente, uma das de suas maiores vantagens, já que o proprietário poderá escolher um imóvel de qualidade e depois se dedicar às reformas necessárias.
Além disso, a partir de uma certa idade, o valor daquele imóvel tende a se consolidar, ou seja, ele não desvalorizará muito mais do que isso, por mais que envelheça. Isso faz com que seu investimento inicial se torne mais estável, diminuindo as chances de o seu dinheiro ser desvalorizado a longo prazo.
Boa localização
Grande parte dos apartamentos antigos estão localizados em regiões com boa infraestrutura e em bairros tradicionais. Geralmente, esses prédios são cercados de todo o tipo de serviço básico e comodidade, como farmácias, mercados, parques, clubes etc.
Isso se dá porque, antigamente, as construções antigas não dispunham de áreas de lazer e muito menos de comércio dentro de condomínios, o que obrigava os moradores a aproveitarem a infraestrutura da cidade.
Apartamentos amplos e paredes mais grossas
Como dito acima, os prédios de antigamente tinham uma planta diferente das que são construídas hoje me dia, e isso também inclui o metro quadrado dos apartamentos, que eram bem maiores. Isso acontecia porque a população estava mais "espalhada" e não tão concentrada nos grandes centros urbanos, propiciando a construção de moradias com ambientes mais espaçosos, janelas grandes e tetos altos.
Além disso, nas décadas passadas, as construtoras costumavam construir apartamentos com paredes mais espessas, evitando que o morador ao lado ouvisse ruídos e conversas particulares que não eram direcionadas a ele.
Economia para reformar
Hoje em dia, grande parte dos apartamentos novos costumam ser entregues aos moradores com uma decoração "padrão" que é cobrada no valor total do imóvel, como pisos, revestimentos, pedras naturais, torneiras, azulejos etc.
O problema é que, às vezes, esses itens não são do seu agrado nem combinam com o seu estilo de decoração, fazendo com que seja preciso pagar duas vezes: uma pelo valor já incluído desses elementos e outra pela reforma que você precisará fazer para retirá-los.
Com os apartamentos antigos você não terá esse problema, já que, mesmo se a decoração e disposição dos ambientes não agradá-lo, é possível barganhar e negociar um valor de maneira que haja uma reserva para fazer a reforma dos seus sonhos.
Como visto, existem diversas vantagens de comprar um apartamento antigo e deixá-lo com a sua cara, gosto e estilo como se tivesse sido feito especialmente para você!
E então, gostou do artigo? Aproveite a visita e fique sabendo qual é o imóvel ideal para você e sua família!