Quais os documentos necessários para conseguir um financiamento?

Tempo de leitura: 3 minutos

O financiamento imobiliário se consagrou como a principal forma buscada pelos brasileiros para conquistar o sonho da casa própria. Seja por meio de uma instituição financeira, ou diretamente com a construtora, um financiamento permite que a pessoa interessada em adquirir um imóvel consiga condições apropriadas para arcar com os custos envolvidos.

Mas, para isso, é preciso antes atender à algumas exigências e reunir documentos para dar andamento ao processo. Pensando nisso, preparamos o post de hoje. Continue a leitura e saiba quais são os documentos necessários para conseguir um financiamento.

Documento de identidade e CPF

O primeiro documento exigido é a identidade do proponente. Normalmente são aceitos todos os documentos válidos em território nacional, como RG, carteira nacional de habilitação e também documentos profissionais de órgãos de classe, como carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM) e carteira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

O CPF pode ser apresentado separadamente, mas também é válida a sua apresentação inserida em um dos documentos acima citados.

Comprovante de estado civil

No caso de solteiros, basta apresentar a certidão de nascimento. Já pessoas casadas, ou divorciadas, devem apresentar, além da certidão de nascimento, a certidão de casamento. É recomendado que também sejam apresentados outros documentos que possam estar relacionados ao casamento ou divórcio.

Comprovante de endereço

Para a comprovação de endereço, são aceitos qualquer comprovante emitido recentemente, como conta de luz, água, internet, telefone, correspondência bancária, que estejam preferencialmente em nome do proponente.

Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais

Esse documento assegura que o solicitante não possui pendências cadastrais ou débitos em aberto com a Receita Federal, e pode ser emitido pelo site do órgão.

Declaração de Imposto de Renda

O documento é exigido à todos que não possuem isenção do Imposto de Renda. Assim, os que se enquadram na exigência devem apresentar a declaração completa do último período, com folha de rosto e recibo de entrega. Isentos de pagamento do Imposto de Renda não precisam entregar nenhum outro documento em substituição.

Extrato do FGTS

Nos casos em que se deseja utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ajudar a quitar o financiamento, o proponente deve apresentar o extrato original atualizado, datado e carimbado, emitido em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Carteira de Trabalho

Para ter o financiamento aprovado, todo assalariado deve apresentar a Carteira de Trabalho. É recomendado que o proponente também faça cópias da folha de rosto, da folha de classificação, do número do PIS, dos contratos de trabalho e da folha seguinte ao último contrato registrado.

Comprovante de renda

O comprovante de renda é um dos documentos mais importantes no processo de conseguir o financiamento. É ele que irá comprovar que o proponente tem capacidade financeira para arcar com as despesas do financiamento. E é a partir dele que será definido o valor da carta de crédito do financiamento.

Para esse fim, é possível também apresentar um comprovante de renda familiar. Ou seja, é permitido que seja somada a renda de todos os membros da família que tenham vínculo empregatício e renda formal.

Lembramos que reunir e registrar toda essa documentação envolve custos que devem ser calculados e planejados para evitar imprevistos desagradáveis. Por isso, é fundamental ter todos previamente organizados para apresentação junto à instituição responsável pelo financiamento. Se organize e, se tiver dúvidas ou precisar simular um financiamento ou de uma linha de crédito, procure nossa equipe. Temos uma equipe e parceiros comprometidos que poderão lhe auxiliar nesse momento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *