6 razões para morar no bairro Mangabeiras

Tempo de leitura: 7 minutos

Dentre as muitas regiões nobres de Belo Horizonte, algumas têm ainda mais destaque e se afirmam como as localidades mais prósperas da tranquila capital do estado de Minas Gerais. Morar no bairro Mangabeiras, certamente, pode ajudá-lo a experimentar todos esses benefícios.

Localizado em uma das regiões mais altas da cidade, o Mangabeiras, também conhecido como Comiteco, situa-se aos pés da Serra do Curral, maciço montanhoso eleito pela população como principal símbolo da cidade de BH.

Com uma bela vista, o clima único e uma localização estratégica, esse distrito consegue encantar até o mais exigente dos moradores. Quer descobrir por quê? Então, confira o conteúdo a seguir e conheça 6 razões para morar no bairro Mangabeiras!

1. A Serra do Curral

Pode parecer estranho citar a Serra do Curral como primeiro motivo para se morar no Mangabeiras, mas a verdade é que não só ela é um marco histórico, como também uma grande vantagem para os moradores da região. Veremos o porquê a seguir:

O símbolo da cidade

Primeiramente, como dissemos na introdução deste texto, ela foi eleita símbolo da cidade por voto popular em 1997, vencendo tradicionais ícones como a Igreja São Francisco de Assis e a Lagoa da Pampulha. Em segundo lugar, ela tem grande importância na história do estado, como é um marco dos limites da cidade antes mesmo dela ser planejada.

Na época da colonização, a Serra já era usada como referência de localização. Acredita-se que seu nome derive de Curral del Rei, como antes era chamada a capital do estado de Minas Gerais.

A flora única da Serra

A Serra tem picos que chegam perto dos 1.500 metros de altura e uma flora super variada com áreas cobertas por cerrado, mata de galeria, campo de altitude e até mesmo resquícios da mata atlântica. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e é protegida em toda sua extensão pelo Parque da Serra do Curral, do qual falaremos a seguir.

O clima ameno e o ar puro

As vantagens para os moradores do bairro Mangabeiras, que acompanha toda a extensão da Serra, são inúmeras. A começar pelo clima mais ameno do bairro, graças à vegetação do local e à altitude.

Não podemos deixar de citar o ar mais fresco, a vista de tirar o fôlego e ainda a oportunidade de dar uma “escapada da cidade” sem ter que se deslocar, já que a sensação de quem está nos arredores do paredão (como é popularmente chamado o complexo montanhoso) é de ter saído do perímetro urbano.

2. O Parque Serra do Curral

Para complementar a primeira razão para morar no Mangabeiras, apresentamos o Parque da Serra do Curral. Inicialmente, o parque foi criado para isolar a área da Serra e proteger sua vegetação e flora tão únicas e impressionantes. Porém, hoje em dia o parque é um excelente programa de fim de semana, com suas trilhas encantadoras, espaços para piquenique, mirantes com vistas impressionantes de toda a cidade e uma área de 400 mil metros quadrados a ser explorada.

Em 2017, o Parque ficou fechado por um período, mas foi reaberto no começo de junho. A Trilha Travessia do Curral (o mais famoso percurso que percorre o alto do paredão da Serra), no entanto, permanece fechada por conta dos estudos de preservação de uma espécie de cacto em extinção que foi encontrado no local, mostrando mais uma vez a riqueza e biodiversidade da Serra.

3. Grande área verde

A verdade é que a natureza não está somente na Serra e no parque que a protege. Por isso, não dá para falar dos diferenciais desse bairro sem citar a grande área verde que predomina no local. Além das ruas limpas e arborizadas, é possível misturar esporte e lazer na Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa após a visita de João Paulo II. São centenas de árvores e milhares de plantas floríferas, conferindo um lugar perfeito para um piquenique ao som dos passarinhos que vivem por lá.

O Parque Municipal das Mangabeiras (que marca o início da Serra do Curral) é outro diferencial da localidade. Ele está entre os maiores parques urbanos da América Latina e, além da fauna e da flora nativas, possui dezenas de nascentes.

A paisagem verde foi projetada pelo mundialmente reconhecido Burle Marx e está situada a mais de mil metros de altura, em um dos pontos mais altos de BH. Além disso, a escola de arte Guignard também fica nos limites do bairro e contém uma área verde e arquitetura encantadoras.

4. Comércio e serviços perto de casa

O bairro é conhecido por ser calmo e prioritariamente residencial, portanto se você procura um lugar com pouco barulho, longe de grandes avenidas caóticas e de movimentados prédios de escritórios, o Mangabeiras certamente é o seu bairro. E, mesmo assim, seus moradores não enfrentam dificuldades em seus afazeres diários.

Isso porque existem, nos arredores do bairro, ruas e espaços com infraestrutura completa, próximas o suficiente para ir a pé e longe o suficiente para não tornar o bairro barulhento ou super movimentado. É possível encontrar padarias, mercados, farmácias, hortifrútis, escolas, instituições bancárias e diversos estabelecimentos comerciais em avenidas próximas, como a Bandeirantes (onde encontra-se também uma imensa concentração de academias e estúdios de pilates e cross fit), a Uruguai e a Afonso Pena.

Para quem curte sair a noite, o pólo gastronômico da Rua Pium-í, bem próximo ao Mangabeiras, oferece uma gama bem variada de bares e restaurantes representantes das culinárias italiana, argentina, japonesa e, claro, da tradicional cozinha mineira.

5. Localização privilegiada

localização é outra das razões para morar no bairro Mangabeiras. Ele está situado na área centro-sul da cidade de Belo Horizonte, uma das regiões mais nobres e disputadas da cidade. Para se ter uma ideia, é por lá que fica nada menos que a residência oficial do Governador do Estado de Minas Gerais.

As saídas do bairro são várias e dão acesso às grandes rodovias e avenidas internas de forma bem rápida e prática. Estão nas imediações do Mangabeiras bairros como Sion, Anchieta, Carmo, Cruzeiro, São Pedro, Savassi, Funcionários, Belvedere, entre outros. Vale lembrar que o Centro de BH também não está longe, tornando o acesso muito simples e rápido para os moradores.

6. Imóveis de alta qualidade

Por fim, imóveis de alta qualidade certamente estão entre as principais razões para morar no bairro Mangabeiras. A região montanhosa e cheia de espaços íngremes tinha predominância de belas casas de luxo e grandes mansões, sendo que ainda existem exemplares disponíveis para os compradores mais exigentes.

No entanto, nas últimas décadas, o processo natural de verticalização das grandes cidades chegou por lá, mas sem diminuir a beleza e o charme do local. Com isso, o número de prédios e condomínios residenciais de alto padrão para atender a nova demanda imobiliária vem crescendo bastante.

Essas são apenas algumas razões para morar no bairro Mangabeiras, à beira da magnífica Serra do Curral! Gostou de conhecê-las? Quer ficar por dentro de outros artigos sobre o setor de imóveis? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *