Saiba o que avaliar ao visitar um imóvel à venda

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O mercado imobiliário brasileiro está voltando a viver um bom momento e muitas pessoas estão pensando em contar com os benefícios de adquirir uma propriedade. No entanto, para que esse investimento traga o retorno esperado, é fundamental saber o que avaliar ao visitar um imóvel à venda.

Existem detalhes essenciais e que não podem ser desprezados. Muitas vezes, um pequeno problema pode representar grandes custos de manutenção ou reformas no futuro. Confira o conteúdo a seguir e descubra quais são os itens que você deve ficar de olho antes de fazer uma proposta!

Estrutura física do imóvel

O primeiro item que você deve avaliar ao visitar um imóvel à venda é a sua estrutura. Afinal, é fundamental que ele tenha um projeto robusto em termos de planta e execução, pois isso será sinônimo de muito mais durabilidade e segurança para o seu patrimônio. Se possível, verifique qual foi a construtora que executou a obra e a sua reputação no mercado.

Depois, é hora de avaliar se a unidade atende às suas necessidades e expectativas. Veja se a metragem é satisfatória e se o número de cômodos é suficiente para que você viva tranquilamente com os seus familiares. Já se você pretende criar animais, especialmente aqueles que precisam de mais espaço, uma boa área externa é indispensável.

Instalações hidráulicas e elétricas

As instalações hidráulicas e elétricas estão entre os itens que mais apresentam necessidade de reforma após um tempo. Por isso mesmo, você deve avaliá-los muito bem antes de formalizar uma proposta. Comece observando o quadro de energia e veja se ele é moderno. Verifique também se o número de tomadas é razoável e se elas estão presentes em todos os cômodos.

Na cozinha e no banheiro, procure por focos de vazamentos ou infiltrações. Manchas escuras nas paredes podem ser um sinal de que o encanamento está com problemas e de que você precisará arcar com consertos potencialmente dispendiosos. A presença de mofo, mesmo em quartos ou salas, também é um péssimo sinal.

Aparatos de segurança

A segurança é uma das maiores preocupações de boa parte das pessoas. Portanto, dê uma atenção especial a esse item antes de comprar um imóvel. No caso de prédios e condomínios, converse com o síndico e verifique se os funcionários têm muito tempo de casa, se são bem treinados e se passam por um processo rígido de seleção antes da contratação.

Condomínios modernos também costumam ser equipados com aparatos importantes para garantir a integridade dos moradores. Cheque a existência de câmeras de monitoramento colocadas em pontos estratégicos, controle rígido de entrada e saída na portaria e sensores de presença nos corredores e demais áreas comuns.

Regras do condomínio

As regras do condomínio são outro fator que você não pode deixar de considerar na hora de visitar um imóvel à venda. Antes de mais nada, você deve observar se você se encaixa no perfil do local. Um jovem, por exemplo, pode não se sentir tão à vontade em um prédio predominantemente ocupado por idosos, da mesma maneira que uma família pode ficar desconfortável em um local repleto de festas e comemorações.

Se você não abre mão da boa saúde, avalie se existe uma sala de ginástica ou uma quadra poliesportiva. Já se você deseja criar cachorros ou gatos, veja antes se a convenção e o regulamento do lugar não desencorajam os moradores a criarem seus pets. Mesmo que esse direito seja garantido por lei, regras muito rígidas poderão dificultar a sua vida.

Agora você já sabe o que avaliar ao visitar um imóvel à venda! Sentiu falta de algum item? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *