Tudo que você precisa saber sobre imóveis com placas fotovoltaicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já pensou nos benefícios que a luz solar pode proporcionar para a sua casa? Além de ser uma fonte ambientalmente limpa de energia, a instalação de placas fotovoltaicas na sua residência pode fazer muito bem também para o seu bolso.

Não é à toa que a instalação dos sistemas de geração de energia residencial a partir do sol tem crescido no Brasil. Por trás dessa tendência, estão dois grandes benefícios para o consumidor e para o planeta: economia e sustentabilidade. Confira em detalhes quais as vantagens de utilizar esta tecnologia e veja como é simples implantá-la:

Economia

Quem nunca sonhou em eliminar a conta de energia elétrica para desafogar o orçamento da casa? Com a instalação de um sistema de captação de energia solar na sua residência, você pode ficar mais perto desse sonho. Apesar de a instalação do equipamento demandar certo aporte inicial, ao longo do tempo, a economia é alta.

O retorno do investimento inicial acontece em um prazo médio de seis a sete anos. O melhor de tudo é que a vida útil do equipamento é de 40 anos. Ou seja, o sistema seguirá gerando economia por mais de três décadas, mesmo após você recuperar os valores investidos.

Além disso, quando o seu sistema gerar mais energia do que a sua residência consome, esse excedente pode ser absorvido pela concessionária de energia da sua região, o que gera créditos para a sua residência.

Fácil instalação

Ao contrário do que pode parecer, a instalação do sistema de captação é simples e rápida. A partir de um projeto prévio, todo o sistema pode ser instalado em apenas um ou dois dias. Também não é necessário realizar maiores alterações na rede elétrica da residência. Como o sistema é modular, ao longo do tempo, é possível ampliar o número de placas, aumentando a capacidade da sua casa de gerar energia a partir do sol.

Energia limpa e sustentável

Ao contrário de outras fontes não renováveis, como o gás e o carvão, por exemplo, a energia solar é renovável e muito abundante no Brasil. Assim, substituir a os combustíveis fósseis pelo sol é excelente para o meio ambiente. Além de não gerar nenhum tipo de resíduo, a energia solar não apresenta nenhum risco para os moradores da casa com placas fotovoltaicas instaladas.

Condições climáticas favoráveis

Estudos realizados pela Cemig indicam que em Minas Gerais há excelentes condições para a exploração da energia solar, com índices altos de radiação solar e insolação média (quantidade diária de sol). Ou seja, o território mineiro apresenta excelentes condições para quem deseja investir em sistemas de energia solar.

Incentivos estatais

Por se tratar de uma fonte limpa e infinita de energia, o governo tem incentivado a instalação das placas fotovoltaicas, seja por meio de facilidade na aquisição de equipamentos, seja no aprimoramento da legislação a respeito do seu uso. A tendência é de que a instalação da energia solar fique ainda mais barata e acessível nos próximos anos. De fato, os equipamentos também estão cada vez mais modernos, duráveis e eficientes.

Valorização do imóvel

Com a popularização da energia solar, a tendência é de que os imóveis com o equipamento instalado sejam mais valorizados. Pesquisa realizada pelo Laboratório Lawrence Berkeley, dos Estados Unidos, mostrou que os americanos estão dispostos a pagar até 15 mil dólares a mais por residências com placas fotovoltaicas instaladas.

Essas são as informações básicas que você precisa saber para avaliar se vale a pena a instalação de placas fotovoltaicas em sua residência. Se você ficou empolgado com a possibilidade, procure uma empresa especializada nesse sistema e faça uma simulação.

Você ficou com alguma dúvida sobre o uso da energia solar? Então, que tal compartilhá-la conosco aqui nos comentários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *