5 programas culturais para fazer na região da Savassi

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Região conhecida pelos agitos noturnos, bares, restaurantes e um comércio fervilhante, a Savassi é um dos lugares preferidos de moradores e turistas em Belo Horizonte. É também um centro de cultura importante da capital, que reúne muitas opções de programas culturais, como museus e eventos relacionados à gastronomia, à arte e à música.

O legal é que a Savassi dispõe de uma grande agenda de eventos públicos, portanto boa parte das atrações culturais da Savassi acontecem na rua. São os casos do Savassi Festival (um evento para amantes de Jazz que detalharemos abaixo), do Carnaval, do Fartura Gastronomia e das festas regionais, como a Italiana e a Francesa. Também existem opções em lugares fechados, como as exposições que seus museus recebem.

Em eventos ao ar livre ou em ambientes internos, seja qual for a sua preferência, veja abaixo cinco dos melhores programas culturais da Savassi!

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Foto 1 - Circuito Praça Liberdade (post programas culturais savassi)
Muitos não sabem, mas este símbolo da cidade também faz parte da Savassi, por lei municipal, desde 2006. Por si só, pelo seu conjunto arquitetônico, a praça é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Visitá-la é roteiro obrigatório para turistas e um ótimo passeio para moradores — aos domingos, por exemplo, acontecem apresentações e concertos de música gratuitos no coreto da praça.

Andando pelo seu entorno é que descobrimos o maior conjunto de cultura integrado do mundo, o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Dele, fazem parte os antigos prédios onde funcionavam o governo estadual de Minas Gerais. Hoje, cada um deles abriga um museu. O Memorial Minas Vale, por exemplo, conta a história das famílias do Estado, por meio de instalações e exposições permanentes.

O Museu das Minas e do Metal atrai as crianças por trazer um lado tecnológico, com instalações interativas. Outra atração para elas fica dentro do Espaço do Conhecimento UFMG: o planetário. Há, também, espaços dedicados somente às artes, como a Casa Fiat de Cultura e o Centro de Arte Popular da Cemig.

Dentro do conjunto, o CCBB merece um tópico só para ele. Veja a seguir!

CCBB

Foto 2 - CCBB (post programas culturais savassi)

O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços mais completos e diversificados relacionados à cultura em Belo Horizonte. Ele reúne atividades e exposições de artes visuais, de cinema, de teatro, de música e ainda tem programas educativos.

Além disso, em seu charmoso pátio no subsolo, está localizada a segunda unidade do Café com Letras, palco de apresentações de jazz e saraus ao longo da semana.

Savassi Festival

Reconhecido como um dos maiores eventos dedicados ao jazz no Brasil, o festival acontece em BH desde 2003. Embora esteja cada vez mais espalhado pela cidade, tem no coração da Savassi o seu ponto de referência: a rua Antônio de Albuquerque, onde seus palcos principais são montados.

Ah, e a edição de 2016 já tem data: acontece de 2 a 10 de julho!

Fartura Gastronomia

Realizada na praça José Mendes Júnior, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a festa é uma celebração da mesa brasileira e reúne chefs dos melhores restaurantes da capital mineira e de todo o país para servirem pratos a preços populares.

Com palestras, shows e muita comida de rua, o evento é como uma extensão do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, trazido para BH. Normalmente, é realizado no primeiro fim de semana de outubro, mas a agenda de 2016 ainda não está fechada.

Festas Italiana e Francesa

Foto 3 - Festa Italiana (post programas culturais savassi)

A construção e o desenvolvimento de Belo Horizonte devem muito à imigração italiana. Centenas de imigrantes trouxeram junto sua cultura, que se integrou muito bem ao jeitinho mineiro: a tradição de se reunir com a família à mesa como forma de celebrar a vida.

Essa relação é o mote da Festa Italiana, que todo ano leva milhares de pessoas às ruas da Savassi. Em 2015, foram 100 mil.

O calendário da festa não é fixo, mas, normalmente, acontece em um fim de semana no fim de maio ou no começo de junho, na avenida Getúlio Vargas, entre a Rua Tomé de Souza e a Rua Professor Morais.

Já a Festa Francesa reúne chefs e restaurantes que servem receitas tradicionais. Há, também, apresentações culturais de dança, teatro e músicas francófonas.

A festa comemora a Queda da Bastilha, em 14 de julho, e acontece na avenida Getúlio Vargas, entre a Avenida do Contorno e a Rua Alagoas.

Curtiu a lista de programas culturais na Savassi? Deixe seu comentário!

está na hora de se mudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *