Morar na Savassi: conheça as vantagens

Tempo de leitura: 7 minutos

Definitivamente, a região mais cosmopolita de Belo Horizonte é a Savassi. Ela abriga inúmeras lojas, empresas, escolas e lugares perfeitos para quem está em busca de diversão ou deseja locais de entretenimento de toda família. Por conta disso tudo, fica fácil perceber que morar na Savassi pode ser uma excelente alternativa.

Essa é uma área que tem grande movimentação tanto diurna quanto noturna, especialmente por causa do comércio, dos restaurantes e até mesmo das boates que funcionam por lá. Sendo assim, o bairro é considerado um dos principais polos econômicos da capital mineira.

Quer conhecer em detalhes algumas das melhores vantagens de morar na Savassi? Então, não deixe de acompanhar o restante deste post.

Origem, história e desenvolvimento

Antes de morar na Savassi, é muito interessante conhecer um pouco mais sobre a rica história do bairro. No começo, a área fazia parte do Funcionários, mas já era chamada pelos mineiros pelo seu nome atual desde o início da década de 1940, quando foi inaugurada a famosa Padaria Savassi, que ficava na Praça 13 de Maio, também chamada de Praça da Savassi.

O estabelecimento era muito movimentado e isso fez com que ele se tornasse um ponto de referência na época, fomentando ainda mais o comércio das cercanias, com destaque para a Livraria Leitura e o Cine Pathé, que foram verdadeiros pontos de referência dos moradores de BH e, infelizmente, já fecharam as portas.

Mesmo com esse começo tão interessante, o bairro já não é mais como era e acabou virando, com o passar do tempo, uma vizinhança bastante sofisticada e com um dos metros quadrados mais valorizados da capital mineira, reunindo o que há de melhor em restaurantes, compras e entretenimento na cidade.

Também é essencial ressaltar que em suas charmosas ruas se encontram muitas das principais startups e empresas de base tecnológica de BH, fazendo da Savassi uma pujante referência para empreendedores e pessoas que desejam apostar na inovação e sustentabilidade, com uma série de espaços de coworking.

Algumas vantagens de morar na Savassi

Economia de tempo

Além de abrigar duas das principais avenidas da cidade, a Getúlio Vargas e a Cristóvão Colombo, a Savassi está localizada em um lugar estratégico: está próxima ao centro e à área hospitalar do município ao mesmo tempo em que está ligada a outros bairros da Zona Sul, como Funcionários, Santo Antônio, São Pedro e Lourdes.

Isso faz com que moradores do local economizem muito tempo para resolver questões burocráticas e demais serviços. Sem falar que dá para ir a pé para todos esses bairros! Ah, e como existem várias empresas na região da Savassi e nas redondezas, se você morar na região pode ir trabalhar a pé.

Além de economizar bastante combustível, você ainda garante uma atividade física diária. Você verá que várias pessoas transitam a pé pelas ruas do bairro o dia todo, em suas rotas para o escritório, para o almoço, para os bancos ou mesmo nas caminhadas com seus pets.

Opções de lazer e entretenimento

A maioria dos brasileiros, mesmo os que moram fora do estado de Minas Gerais, já deve ter ouvido falar sobre a noite da Savassi. A reunião de locais para se divertir é grandiosa. Na mesma região, você encontrará bons restaurantes, como o Café com Letras e o tradicional Casa dos Contos, além de casas noturnas para quem gosta de esticar a diversão ao som de música eletrônica.

Durante o dia, a Savassi também funciona para o lazer de pessoas de todas as idades. Além do conjunto de museus do Circuito Cultural Praça da Liberdade, que também abrigam peças teatrais e shows musicais, a região conta com o Pátio Savassi, shopping que contém nove salas de cinema além de praça de alimentação com cozinha variada.

Para passear a pé, todas as ruas são indicadas. Você pode experimentar a tranquilidade do local e respirar o ar puro de BH, ao mesmo tempo em que terá a chance de cruzar com um tradicional boteco mineiro e parar para tomar uma cerveja ou experimentar um quitute.

As chances de você encontrar uma loja ou mesmo um restaurante, como veremos abaixo, é muito grande.

Comércio próximo e diversificado

A diversidade da Savassi não se encontra apenas nas pessoas que frequentam a região. Os comércios situados no local variam de supermercados, restaurantes, escritório de arquitetura, clínicas médicas, escolas, multinacionais, loterias, padarias (inclusive o nome do bairro tem como origem a extinta e renomada padaria homônima) etc.

Isso não só facilita a rotina de qualquer pessoa, como também pode torná-la mais barata, uma vez que não é preciso deslocar-se para outras regiões para usufruir de serviços básicos. Para jovens em busca de ascensão profissional, para famílias ou até mesmo para quem é mais velho, mas curte um agito, a Savassi é perfeita!

Ares de interior

Mesmo com tantas possibilidades e serviços concentrados na mesma região, a Savassi ainda mantém traços de uma cidade de interior. Basta pouco tempo para que a atendente da lanchonete ou o dono da banca de jornal passe a te chamar pelo nome ou perguntar como anda sua família. Esse, definitivamente, é um dos grandes atrativos da região.

Como é um bairro muito tradicional, existem famílias que moram ali há muitos anos ou até mesmo décadas e não é incomum conhecer até mesmo os cachorrinhos dos vizinhos ou chamar os seus filhos pelo nome. Embora seja um paradoxo, é uma característica muito viva e apreciada nessa localidade.

Riqueza Cultural

A riqueza cultural é outro ponto forte da região, que faz com que o interesse por imóveis seja bastante elevado. Um dos grandes destaques é a Praça da Liberdade, que fica na confluência de quatro importantes avenidas e sedia um Circuito Cultural bastante interessante, que é formado por diversos museus e cafés, além de abrigar eventos e oficinas.

Originalmente, os prédios da área foram feitos para abrigar o Governo de Minas Gerais e, por conta disso, refletem a exuberante e mundialmente famosa arquitetura de Oscar Niemeyer, com destaque para a Biblioteca Pública. Aos finais de semana, é comum que a programação vá até a noite, mas o ambiente é bastante seguro e tranquilo para toda a família.

Morar na Savassi é para você?

Com tanta coisa boa para oferecer, muitos veem a Savassi como um dos melhores bairros da cidade. Porém, é preciso ver se ela combina com você. Todo o movimento gerado pelo comércio faz do bairro um lugar muito agitado e atrativo para vários eventos públicos, apesar dos ares de tranquilidade e paz comuns da vizinhança.

A Savassi seria a nossa Nova York, a cidade que nunca dorme, portanto é ideal para quem gosta de movimento, de andar a pé e de ter o que fazer 24 horas por dia. Já quem procura um lugar mais tranquilo e silencioso, precisa conhecer bem cada ponto da região onde estará para ver se corresponde às suas expectativas.

Se você achar que não é a sua cara, bairros mais afastados do centro como o Vila da Serra e os condomínios ao redor podem te atender.

Ah, outro fato a se considerar é o preço de imóveis da região. Toda infraestrutura ofertada faz com que as casas e apartamentos sejam, naturalmente, um pouco mais valorizados do que a média em BH, tanto para compra quanto para aluguel. Então, é bom pesquisar os valores da área antes de já ir comprando a mobília.

Fica claro então os vários motivos pelos quais morar na Savassi é uma excelente opção e o porquê de essa ser uma das regiões mais queridas e procuradas da cidade! E você, conhece o bairro? Mora ou trabalha por lá? Quais são suas impressões? Gostou deste conteúdo? Então compartilhe livremente este artigo em suas redes sociais!

Oportunidades Valore Imóveis na Savassi, confira!

Apartamento de 3 quartos, 251m² à venda na Savassi | R$3.300.000,00

Apartamento de 2 quartos, 83m² à venda na Savassi | R$1.380.000,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *