Automação residencial: entenda o que é e quais são as suas vantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano e já é parte fundamental no nosso dia a dia, sobretudo nas grandes cidades. Por conta disso, novas aplicações e possibilidades não param de surgir e uma das que mais estão chamando a atenção é a automação residencial. Mas você realmente sabe do que se trata?

Esse conceito está sendo muito valorizado na construção civil e várias incorporadoras estão incluindo os princípios da automação residencial nos seus novos empreendimentos, como uma forma de valorizar os imóveis e atrair mais clientes.

Confira o conteúdo a seguir, entenda o que é isso e quais são as suas vantagens!

O que é a automação residencial?

A automação residencial pode ser compreendida como a integração dos recursos disponíveis e dos mecanismos automáticos em uma casa ou um apartamento, com o intuito de simplificar e facilitar o cotidiano das pessoas que moram no local, satisfazendo melhor as suas necessidades de comunicação, de comodidade e de segurança.

É um conceito que vem ganhando muito espaço no mercado imobiliário e pode ser acoplado a um computador, a uma central e/ou à internet, já fazendo parte da realidade de muitas pessoas pelo mundo. Em função do conforto que pode proporcionar, a automação residencial promete ainda ganhar muito mais adeptos.

Quais são as vantagens da automação residencial?

Maior segurança

Não dá para falar dos benefícios da automação residencial sem pensar no imenso ganho de segurança que essa tecnologia pode proporcionar. Em um imóvel, por exemplo, o dono pode acionar ou desligar qualquer equipamento, mesmo que esteja a quilômetros de distância de casa.

Uma utilização muito comum aqui no Brasil se dá em prédios e condomínios, nos quais já é notável a presença de alguns aparelhos modernos, como alarmes com sensores de presença, portaria virtual e câmeras de vigilância que podem ser conectadas com celulares, tablets ou em computadores e notebooks.

Maior conforto

Quando falamos em conforto, a automação residencial é uma tendência que não para de ganhar adeptos pelo mundo. Isso acontece porque ela pode ser uma poderosa aliada quando você quer facilitar o seu dia a dia e deixar a sua rotina muito mais tranquila e menos trabalhosa, por exemplo.

Com apenas um ponto, que pode ser o seu smartphone ou tablet, você pode controlar todos os equipamentos da sua casa, como televisão, aparelho de som etc. Assim, você deixa para trás aquele número exorbitante de controles remoto e pode concentrar-se em um só local!

Melhor economia

Você pode até achar que a automação residencial é uma tecnologia muito cara, mas acredite: ela pode representar uma bela economia, sobretudo em longo prazo. Isso acontece pelas mais variadas razões. Se você esqueceu uma luz acesa, por exemplo, é possível desliga-la mesmo do trabalho ou em outra cidade.

Também não podemos menosprezar a proteção que o seu patrimônio terá, afinal, quanto custaria um furto ou um assalto em seu imóvel? Por fim, pense em quanta comodidade você estará trazendo para você e sua família: vale a pena pagar um pouco mais pelo conforto de vocês, não é mesmo?

Gostou de aprender um pouco mais sobre a automação residencial? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Twitter?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *