Como comprar um imóvel à vista usando uma carta de crédito?

Tempo de leitura: 3 minutos

A carta de crédito é um documento emitido pela administradora de consórcio e que garante uma determinada quantia em dinheiro para realizar algum tipo de transação. É um instrumento muito comum, por exemplo, para quem quer adquirir veículos, mas é possível usá-la também para comprar imóvel à vista.

Neste post mostraremos o que é uma carta de crédito, como ela pode ser obtida, como funciona e quais os procedimentos e vantagens em usá-la.

Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

O que é

A carta de crédito é o dinheiro que um determinado consórcio oferece para a contratação do serviço ou compra de um bem. Se uma pessoa faz um consórcio de R$ 300 mil, ela tem esse valor para usar.

É um método seguro tanto para quem compra quanto para a administradora do negócio, além de ser uma alternativa para quem tem dificuldade de juntar recursos e prefere assumir parcelas fixas.

Como funciona

O funcionamento desse tipo de contrato difere de acordo com a instituição cedente. Para participar é preciso adquirir uma cota e a pessoa se torna parte de um grupo de consórcio. Todo mês são feitos pagamentos de acordo com o valor pré-estabelecido em contrato.

A carta de crédito só é liberada para um participante do consórcio quando há a contemplação. Para isso, é possível ser sorteado ou vencer o lance, ou seja, oferecer uma quantidade pela cota.

Para evitar desvio de finalidade, o valor da carta não será depositado na sua conta, mas ficará à disposição para a negociação do bem.

Como obter

Primeiro é necessário escolher o banco ou instituição administradora do consórcio. Essa será a organização financeira que receberá as prestações referentes a esse empréstimo. Nesse ponto é fundamental fazer uma boa pesquisa, pois as cartas de crédito envolvem taxas administrativas variantes e é possível encontrar a que se encaixa melhor no seu perfil.

Os documentos necessários são basicamente os da contratação de um financiamento, como dados pessoais e comprovação de renda. Ser correntista do banco pode facilitar o acesso ao consórcio, já que há taxas mais interessantes e acessíveis para clientes.

Outra forma é comprar uma carta de crédito que tenha sido contemplada. Nesse caso, você obtém o montante de um consorciado que foi sorteado e assume a responsabilidade de pagar o restante das parcelas. Essa hipótese precisa ser estudada com atenção, já que a carta será vendida a um valor maior do que o pago pelo sorteado.

Como utilizar

A carta de crédito imobiliário pode ser utilizada para a compra de bens no mercado de imóveis, como apartamento, lote e terreno, de acordo com a política de cada administradora.

A validade do documento se dá do momento em que foi contemplada até a última assembleia de lances do grupo do consórcio.

Vantagens

Quem quer comprar imóvel à vista pode ter maior facilidade ao contar com uma carta de crédito em mãos pois, ao negociar, é possível obter descontos. Uma empresa especializada no mercado imobiliário pode ser de grande ajuda nesse processo.

Para o proprietário do imóvel a carta funciona como uma garantia de que o comprador tem crédito para a aquisição. O recebimento do dinheiro é imediato.

Outro ponto positivo é que a carta pode usada para todo tipo de imóvel, incluindo comerciais ou residenciais.

A carta de crédito é uma ótima oportunidade para quem deseja comprar imóvel à vista, já que é um investimento vantajoso do ponto de vista financeiro e também flexível pois permite negociação e descontos.

Agora que você sabe como comprar um imóvel à vista usando uma carta de crédito, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *